28ª foto – A drosófila

Data 04/10/2008 18:09:55 | Tópico: Textos

Uma drosófila voava, insistente, em redor do gargalo da garrafa do vinagre.
A mãe descascava as batatas, enquanto os ovos, o feijão verde e o bacalhau já aguardavam, dentro do tacho, que se acendesse o lume para a cozedura. Era dia de “azeite e vinagre”. Era assim que se dizia a refeição.
A drosófila voava agarrada àquele cheiro agudo.
Na sala, o pai lia a edição de fim de semana daquele jornal diário que comprava há anos... há muitos, muitos anos e, nesses, nunca tinha deixado um problema de palavras cruzadas por resolver.
A televisão, ainda a preto e branco, ladeada por dois quadros, dava algum movimento à parede impavidamente rugosa.
A drosófila continuava a voar, ameaçando por vezes poisar na tampa da garrafa.
Os gaiatos, sentados no sofá, trocavam conversas de gente pequena.
A comida já cozia, quando a mãe entrou na sala para perguntar ao pai se abria outra garrafa de vinho ou se a que estava no armário chegava. Tinha para aí um copo. Abriu outra.
A drosófila ficou confusa. Vinho ou vinagre?
Os miúdos receberam ordens para ajudar a pôr a mesa. Atarefados mas numa correria pegada, fizeram saltar a toalha que desceu com suavidade sobre o tampo de madeira vidrada. Segura pelas pontas, foi aconchegada à simetria. Os pratos, os talheres, os copos, a garrafa de água, a do vinho, a do sumo, a do azeite, a do vinagre, o pão, tudo na mesa mesmo em frente da televisão.
A drosófila veio atrás sem saber a garrafa que escolher. Aromas fortes. Que confusão.
Vem a comida. Domina o cheiro a bacalhau cozido.
Todos sentados à volta da mesa.
A comida nos pratos. As batatas, o feijão verde, as postas de bacalhau, os ovos, um para cada um, o copo de vinho para o pai, a mãe bebe água e os putos vão no sumo.
A drosófila descobriu a cesta da fruta. Descobriu uma laranja meio podre entre as demais. Feliz, ficou por ali. Pelo menos até ao fim da refeição. Talvez, com um pouco de sorte, a fruta do repasto não fosse laranja.

Valdevinoxis



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=55461