Web made man

Data 28/02/2009 02:16:25 | Tópico: Textos -> Outros

O web made man

É man mas também podia ser woman, é a nova estirpe de homens e mulheres da nossa era. A Era da Comunicação a Era das Novas Tecnologias de Informação, a era da multipersonalidade, a era da metamorfose, a era do quem era?
Eles e elas entram primeiro a clicar lentamente - estranham, mas em pouco tempo saltam de sitio em sitio a uma velocidade estonteante - entranham. Basta vêr o crescer como cogumelos de sites, blogs, portais e lojas comerciais que surgem e se propagam em rede de teia de relações, de conexões, de associações, de partilhas.
Tudo se partilha de facto no espaço cibernético, quanto mais não seja ele próprio...Mas mais, muito mais além disso é partilhado: as informações mais adequadas, pertinentes e oportunas, as emoções mais despudoradas, transparentes e obscuras.
Por tráz do teclado pode o pobre ser rico, o gordo ser magro, o curto ser farto, o branco ser preto, o homem ser mulher, o adulto ser criança, pode qualquer um ser quase tudo. Por isso a internet conduziu ao nascimento de um novo tipo de relação social, que muitas vezes não ultrapassa o virtual e com isso se torna ainda melhor, mais positiva, porque justamente o facto de ser virtual lhe confere o possibilidade de compor sempre a realidade, pelo menos a palpável a esse nível, deixando a não palpável oculta por omissão.
Existem neste tipo de relação social, tal como nas outras, os sinceros e os mentirosos, os bons e os maus, mas com uma diferença nesta é sempre carnaval, quem quiser mascarar-se pode. E por outro lado, quem está sempre de peito aberto e alma limpa nessa relação social também não sofre tanto como na real, já que sempre pondera a falha pelo aumento da probabilidade causada pelo crescer do número de relações.
Certo é que a Internet veio abrir horizontes, portas e janelas numa dimensão nunca antes conseguida, por elas nos podemos escapar ou simplesmente sair e voltar a entrar.


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=72420