Escritos de banheiro

Data 18/03/2009 13:32:14 | Tópico: Crónicas

Esses dias eu estava em uma universidade pública e precisei utilizar o banheiro. Observei que as portas continham escritos que faziam corar as mulheres mais pudicas ou puritanas... hum... fiquei pensando nestes discursos...
As condições de produção das frases escritas encontradas nas portas e paredes dos banheiros, creio eu, é um exemplo das diversas possibilidades de exteriorização dos discursos sociais. Estes discursos são feitos de forma marginal (no sentido literário) e omissa. O banheiro, lugar íntimo e reservado à higiene corporal, acaba servindo de veículo condutor para extravasar condutas banidas socialmente, mas são válidos! Não deixam de ser um ato comunicativo. A validade desse discurso se dá pela abrangência e comunhão das frases “anti-convencionais”, mediando a linguagem e o homem de forma conflitante, ideológica e social.
Sendo o discurso um ato comunicativo na construção social, este é coletivo, não individual. Sendo um ato coletivo, o discurso gera uma grande variabilidade de sentidos propostos por seus diversos autores. Na verdade, funcionam como uma espécie de “porta-voz”, onde os mesmos externam, nesse “local de livre expressão”, pensamentos, opiniões, idéias, vontades e desejos que são silenciados em determinados meios de convívio social ou em locais que proíbem e inibem tal formato.
Abaixo alguns escritos interessantes que li.

“pegue na minha e balance”;
Vá se f****!
“Aqui é o único lugar do mundo onde não há distinção de cor ou de classe social.
“Aqui, todos somos iguais, não importa se preto ou branco se rico ou pobre, o banheiro é um lugar de paz universal”. (...)
“Só Jesus Cristo salva.”

Nos escritos de banheiro, os “seguidores” são sujeitos co-autores e “repetidores de informações” e ideologias, onde a comunicação se faz de forma marginal e íntima, através de um fórum de idéias, em sua maioria anônimas, compartilhadas com quem quer (e mesmo quem não quer) ser co-autor destas. Pois, o anonimato dos textos, não possui "limites de censura externa e é acessível a todos, tornando-se um palco discreto de confidências."
O discurso coletivo é encontrado em outros meios e, às vezes, são tão ou mais chulos que os escritos de banheiro; e às vezes, são coletivizados também! Carregando um séquito que dão continuidade ao ato comunicativo, expandindo e alargando a teia! Mas há os não-seguidores.... que discordam ou que não dão à mínima. Ainda bem.












(Este texto é um recorte de uma publicação em outro site do qual também participo. Já houve plágio de algumas frases do mesmo, que foram publicados em blogs. Pena. Aqui o texto está modificado e adequado a idéia atual.)



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=74821