Crónicas : 

Escritos de banheiro

 
Esses dias eu estava em uma universidade pública e precisei utilizar o banheiro. Observei que as portas continham escritos que faziam corar as mulheres mais pudicas ou puritanas... hum... fiquei pensando nestes discursos...
As condições de produção das frases escritas encontradas nas portas e paredes dos banheiros, creio eu, é um exemplo das diversas possibilidades de exteriorização dos discursos sociais. Estes discursos são feitos de forma marginal (no sentido literário) e omissa. O banheiro, lugar íntimo e reservado à higiene corporal, acaba servindo de veículo condutor para extravasar condutas banidas socialmente, mas são válidos! Não deixam de ser um ato comunicativo. A validade desse discurso se dá pela abrangência e comunhão das frases “anti-convencionais”, mediando a linguagem e o homem de forma conflitante, ideológica e social.
Sendo o discurso um ato comunicativo na construção social, este é coletivo, não individual. Sendo um ato coletivo, o discurso gera uma grande variabilidade de sentidos propostos por seus diversos autores. Na verdade, funcionam como uma espécie de “porta-voz”, onde os mesmos externam, nesse “local de livre expressão”, pensamentos, opiniões, idéias, vontades e desejos que são silenciados em determinados meios de convívio social ou em locais que proíbem e inibem tal formato.
Abaixo alguns escritos interessantes que li.

“pegue na minha e balance”;
Vá se f****!
“Aqui é o único lugar do mundo onde não há distinção de cor ou de classe social.
“Aqui, todos somos iguais, não importa se preto ou branco se rico ou pobre, o banheiro é um lugar de paz universal”. (...)
“Só Jesus Cristo salva.”

Nos escritos de banheiro, os “seguidores” são sujeitos co-autores e “repetidores de informações” e ideologias, onde a comunicação se faz de forma marginal e íntima, através de um fórum de idéias, em sua maioria anônimas, compartilhadas com quem quer (e mesmo quem não quer) ser co-autor destas. Pois, o anonimato dos textos, não possui "limites de censura externa e é acessível a todos, tornando-se um palco discreto de confidências."
O discurso coletivo é encontrado em outros meios e, às vezes, são tão ou mais chulos que os escritos de banheiro; e às vezes, são coletivizados também! Carregando um séquito que dão continuidade ao ato comunicativo, expandindo e alargando a teia! Mas há os não-seguidores.... que discordam ou que não dão à mínima. Ainda bem.












(Este texto é um recorte de uma publicação em outro site do qual também participo. Já houve plágio de algumas frases do mesmo, que foram publicados em blogs. Pena. Aqui o texto está modificado e adequado a idéia atual.)


o mais importante não se conta, se constrói com o não dito, com o subentendido, a alusão”. (Piglia)[/color][/color]

 
Autor
Maria Verde
 
Texto
Data
Leituras
3961
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
16 pontos
16
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
João Marino Delize
Publicado: 18/03/2009 14:25  Atualizado: 18/03/2009 14:25
Membro de honra
Usuário desde: 29/01/2008
Localidade: Maringá-
Mensagens: 1906
 Re: Escritos de banheiro
Olhe, se este palavrões fossem escritos em banheiros de rodoviárias, eu daria um desconto, mas sendo escrito num banheiro de universidade é de doer. Por isso é que se diz que há muitos diplomados analfabetos da moral, da ética e da política. Isso é mais uma comprovação.

Abraços:


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/03/2009 14:51  Atualizado: 18/03/2009 19:05
 Re: Escritos de banheiro
Mas há os não-seguidores.... que discordam ou que não dão à mínima. Ainda bem!... ou NÃO!

matéria interessante Maria. discutível tratando-se de via de comunicação.
um beijo e afeto.
Silveira

UNICAMP - ANÁLISE DO DISCURSO DOS ESCRITOS DE BANHEIRO NA UNIVERSIDADE

.....................Fernanda Salomão Vilar
.....................Pedro Henrique Cavano Pereira
.....................Tiago Elídio da Silva

CONCLUSÃO

O banheiro é um lugar dedicado ao corpo, em sua mais natural condição. Através da produção de grafitos, serve à comunicação humana como um canal de expressão escrita disponível a todos, um meio ao monopólio dos superveículos massificadores. Sem limite de censura externa e acessível a todos, torna-se um palco discreto de confidências. (Barbosa, 1984) E é justamente isso o que foi visto nos banheiros analisados em nossa pesquisa. Nos banheiros dos Institutos, encontramos mensagens consideradas obscenas, ligadas ao corpo, tanto sexuais quanto escatológicas.

Em nossa sociedade, tais assuntos são considerados tabus. Existem normas a serem seguidas e uma repressão sobre o uso do corpo. No banheiro, é onde ocorre a transgressão, a ruptura, e as pessoas se libertam. Por isso, ele se torna um veículo de expressão pessoal, mural de garantida audiência para nossas acertadas e espirituosas observações sobre nós mesmos, sobre o mundo, sobre tudo. Território sujo e livre, que parece oferecer-nos segurança, anonimato, intimidade, o banheiro é um dos locais onde mais se produzem grafitos em nossa sociedade (Barbosa, 1984).


Enviado por Tópico
Maria Verde
Publicado: 18/03/2009 15:46  Atualizado: 18/03/2009 18:53
Colaborador
Usuário desde: 20/01/2008
Localidade: SP
Mensagens: 3489
 Re: Escritos de banheiro
só uma coisa que esqueci de por abaixo do texto. rs.

referências:

BARBOSA, G. Grafitos de banheiro. São Paulo, Brasiliense, 1984.
FIORIM, J. L. Linguagem e ideologia. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2004.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2ª de dezembro de 1970. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo, Loyola, 1987.
ORLANDI, E. Discurso e leitura. São Paulo, Cortez, 1988.
PÊCHEUX, M. "Análise automática do discurso", in Gadet e Hak (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, Ed. Unicamp, 1990.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/03/2009 16:04  Atualizado: 18/03/2009 16:04
 Re: Escritos de banheiro
Comunicação é tudo!O estilo, local, modo, linguagem,
meio usado para tal são os mais variados.Gostei demais do texto, Maria.Sou observadora e fã, de escritos em banheiros, caminhões e placas de rua. Aprecio a criatividade e profundidade de algumas mensagens.Fora a péssima ortografia de muitos deles, divirto-me com seus significados.
Bjins, Betha.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/03/2009 17:16  Atualizado: 18/03/2009 17:16
 Re: Escritos de banheiro
Maria, muito pertinente e relevante o teu texto bem como a temática.
Lembrei-me logo de dois ou três comentários do género, que nunca mais esqueci, escritos em casas de banho:

tal como os li e fixei...

"Neste lugar solitário onde toda a vaidade se apaga, todo o covarde faz força todo o valente se caga"

"Quem vier aqui cagar traga consigo papel, não faça da merda tinta nem dos dedos um pincel..."

"O mais longe que fui a Lisboa foi a Fátima"

...

Meu amigo José Faria, pintor da minha cidade, tinha por hábito deixar recados à malta por cima da sanita da casa onde moramos enquanto estudantes.
Nesse tempo passava a série Twin Peaks, onde a célebre pergunta que se colocava aos fãs era: Quem matou Laura Palmer?
Zé escreveu no auge do suspense:
- Eu matei Laura Palmer.


Enviado por Tópico
gil de olive
Publicado: 18/03/2009 18:45  Atualizado: 18/03/2009 18:45
Colaborador
Usuário desde: 03/11/2007
Localidade: Campos do Jordão SP BR
Mensagens: 4838
 Re: Escritos de banheiro
Descontraido e engraçado!Um tema real.Gostei de seu trabalho!


Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 18/03/2009 19:01  Atualizado: 18/03/2009 19:01
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: Escritos de banheiro
o Miller naquela intangibilidade inconformista que era seu apanágio chamava a isso literatura de retrete. e cnsiderava-o um género literário tão bom como outro qualquer...a escrita livre e disforme...

Beijo Maria


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/03/2009 20:36  Atualizado: 18/03/2009 20:36
 Re: Escritos de banheiro
Oi Maria...
Li atentamente seu texto. Não sou um conhecedor de pesquisas sobre o assunto, porém conheço bem "os discursos de banheiro", principalmente os de Universidades... Fico a imaginar por aqui os resultados dos trabalhos sobre tais discursos...( menos do mais? mais do mesmo? Afinal se lê tanta "merda" em banheiros né? rs..)
Somente a imaginar... O que sei é que está muito bem escrito, bem refletido!
Mas, o que me chama mais a atenção no seu trabalho, é a preocupação com o "discurso coletivo" em tantos outros meios...
Interessantíssimo suscitar esta discussão. Outro dia mesmo me preocupava com os discursos dos filmes. Assisti "OS NARRADORES DE JAVÉ" e depois o "AUTO DA COMPADECIDA" e fiquei pensando... Dois bons cineastas, mas com discursos tão parecidos...
Pois é querida Maria, assim são os discursos, em qualquer lugar!
Teu trabalho está excelente!
Meus parabéns!
beijo
Dill


Enviado por Tópico
Paulo Gondim
Publicado: 19/11/2009 12:17  Atualizado: 19/11/2009 12:17
Membro de honra
Usuário desde: 12/11/2007
Localidade: São Paulo (com o coração no Nordeste)
Mensagens: 446
 Re: Escritos de banheiro
Não se pode esconder a realidade e este tipo de discurso existe. Só acho que poderia ser melhorado. Mas como o banheiro é o lugar onde sempre se vai sozinho, na solidão, as paixões se afloram. Cada um se comunica como pode!
Excelente texto, Maria, corajoso, despojado e interessante! Eu, particularmente, divirto-me com as mensagens dos caminhoneiros. Tem uma frase que me acompanha desde criança, ainda no interior do Ceará: "PARA QUE ORGULHO, SE A MORTE É CERTA!"