Todas as mensagens (jaber)


(1) 2 3 4 ... 9 »


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
isso é mais uma incongruência de índole facebookiana que só quem o colocou à disposição é que compreende. também tenho um "amigo" que estando online quando edito um texto vem a correr colocar essa coisa do dedinho. pronto... mais uma cobardia. só não percebo porque não vai lá dizer do que não gosta e porquê. podia aprender algo com ele. é como digo, burros de crina branca, é o que é...

Criado em: 20/5/2014 21:30
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
considero que este tipo de intervenções da "porra" não trazem nada de novo e é este tipo de irascibilidade que deve ser irradiada do sitio. Gostei da intervenção do Gel, independentemente de concordar ou discordar, porque é feita com elevação, respeito e espelhando a sua opinião. Acho que é a esse nível que os debates, sempre necessários se devem consubstanciar. Da minha parte, encerro o debate aqui por respeito às pessoas que com quem falei, o Aquazulis e agora o Gel que interveio (e que na minha opinião com argumentos bem dados) porque quando a discussão atinge este tipo de nível é como digo, deixar ficar lá o escarro para que manche de vergonha quem o proferiu.

Abraço

Criado em: 19/5/2014 11:50
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
eu já fui à TUA página, aliás vou lá muitas vezes... agora lê e vê se insulto ou faço algo assim tão horrendo.
aqui há uns tempos comentei a Ângela (espero que ela não se importe que diga o nome dela aqui) num poema dela que considerei bonito numa simplicidade que me agrada, comentei e fiz apenas um reparo à pontuação que tornava algumas ideias pouco perceptíveis. Acho que ao fazê-lo ajudei a Angela, não a senti aborrecida por isso. é destas coisas que falo. ao interagirmos desta forma crescemos, com as opiniões uns dos outros em vez de nos encresparmos devíamos interagir e deixar as declarações de amor e de amizade eternas para sítios mais convencionais e criados para o efeito. Assim estaríamos a ajudar o sitio a crescer realmente em qualidade.
Se alguém te fizer uma critica do género: "este poema é uma merda", ignora o individuo, deixa lá ficar o comentário para que seja como um escarro da pessoa que o profere e testemunhe o ridículo dele. Porque quem não respeita os outros é ridículo, burros de crina branca, e ridículos e burros, infelizmente, há em todo o lado!

Abraço Luís

Criado em: 18/5/2014 10:16
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
Se o Luis não quer, nega-se a responder-me acusando-me até de ser Juiz (repare que nos dias que correm isto é quase um insulto, brincadeira!)a responder a estas questões:

"- Partindo do princípio que o tinha comentado nesse teor qual o comentário que lhe daria algo?
- Partindo do princípio que o tinha comentado acha realmente o Luís que eu como leitor não tenho bagagem intelectual e de conhecimentos para lhe dirigir uma crítica como essa? Será que eu na sua opinião não tenho “valor para dela fazer uso?””.

Como quer o Luís, partindo de toda a sua retórica plasmada aqui nos comentários a este tópico, que eu o faça de forma livre e espontânea?

Essa critica eu já lhe disse aqui, a um dos seus textos, não a coloquei porque reparei que os que o tinham comentado antes não o leram e fizeram copy-past de outros comentários para a "SUA" página, por isso lhe pus essas questões, era essencial que me respondesse para avalizar até da sua coerência entre o que faz e o que escreve. Como prefere não me responder eu também retiro as minhas conclusões relativamente à sua afirmação lapidar do "valor para dela fazer uso". neste caso por "dela" leia-se a palavra.

Abraço Luís

Criado em: 18/5/2014 9:42
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
Luís

Se foste tu (desconfiei que sim) o dito está bem urdido. (isto é uma crítica). quando aludes interrogativamente a uma postura judicial minha (uma crítica tua!), respondo-te que não sou juiz nem tenho nada a provar. Estava a tentar debater, nos debates questiona-se as opiniões alheias (esta é a minha defesa à tua crítica). Mas já me apercebi que tens dificuldade em debater com lisura.
Na tua defesa prévia a uma eventual crítica minha dizer-te que estás enganado, posso sim ir lá comentar (à tua página) com elogios mas fundamentados de quem leu. (também será uma crítica!)
Quanto ao que dizes ser a tua página, a página não é tua, é de todos. Aqui ninguém tem página, tem um perfil e expõe com esse perfil, a página é uma e é de todos!

Abraço Luís (sempre a respeitar-te!)

Criado em: 17/5/2014 21:24
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
Luis,

Não deve passar entre os pingos da chuva num debate evitando as questões com saídas airosas de frases feitas por “não sei quem”.
Eu pus-lhe questões directas:
“E podia continuar por aí a dar exemplos! Agora responda-me por favor:
- Partindo do princípio que o tinha comentado nesse teor qual o comentário que lhe daria algo?
- Partindo do princípio que o tinha comentado acha realmente o Luís que eu como leitor não tenho bagagem intelectual e de conhecimentos para lhe dirigir uma crítica como essa? Será que eu na sua opinião não tenho “valor para dela fazer uso?””
Para além de não me responder às questões que lhe pus que me parecem pertinentes, no seguimento dos seus muitos comentários a este tópico mas tenho que dizer pouco sumarentos em termos de substancia com ideias repetidas e repetitivas, (isto é um critica!) esperava do Luís um comentário à afirmação que centra todo o conteúdo da minha argumentação:
“Este é um sítio para se crescer e só crescemos com a crítica, construtiva claro, mas que nem sempre é aquilo que desejamos ouvir e se lhe fizerem uma crítica que não concorda, rebata, argumente, defenda o que é seu, troque ideias, ou usa anteolhos? Um sítio destes é também um espaço de argumentação. A escrita é também argumentação e tenho-lhe a dizer, é um género que gosto muito! Não tenho problemas nenhuns em encarar um debate sério de ideias discordantes atacando sempre a ideia e nunca quem a pronúncia. O respeito pelo Autor acima de tudo!”

Quanto à sua afirmação: “mas há que respeitar a maioria que rejeita a crítica aos seus textos.”, só comentar que para essas pessoas por muito que lhes custe este não é o lugar delas. Este é um espaço de exposição, quem expõe sujeita-se à crítica. SE eu for lá e disser: “isto é lindo” exerço o meu direito de critica. E deve-se dizer, falar, discordar, concordar, treinar o uso da palavra. Será que é tal difícil perceber isso? ESTE É UM SITE DE ESCRITA! E por escrita está tudo inerente, o escrever, o ler, o interpretar, o criticar, tudo é intrínseco ao acto de escrever. Não quer ser criticado, deixe-se estar pelo facebook, faça um blogue pessoal, tantas coisas onde pode andar e fazer!
Eu reparo por exemplo que sempre que uma pessoa (não vou dizer quem é!) está online, no momento em que coloco um texto, aparece de imediato um “dedinho para baixo” nesse texto. Mas não seria muito mais honesto essa pessoa ir lá comentar e dizer o que não gosta no texto? Qual é o problema? Ou será que não gosta de mim? Isso já é desonesto. É o que essa pessoa é, desonesta intelectualmente! Mas é tão desonesta ela(e) como as pessoas que lhe deixam esses comentários regurgitados iguais uns aos outros indiferentemente daquilo que lêem. Não seja desonesto Luis. Não me desiluda!

Abraço Luís

Criado em: 17/5/2014 18:17
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
Boa tarde Luís e restantes comentadores deste tópico.

Eu acho que, escalpelizando e levando à sua máxima interpretação esse seu comentário, o Luís não sabe o que é critica e desrespeita os leitores inclusive os seus (nos quais me incluo!). Não o remetendo para uma explicação de dicionário ou “googliana” esclarecer-lhe que critica é um acto de pensar sobre algo numa primeira análise, ou bem ou mal, construtivo ou destrutivo, tudo é encarado como critica. Eu sigo de certa forma bastantes utilizadores, o Luís é um deles, e sou antes de ser utilizador do site um leitor compulsivo, fumar e ler são os meus maiores vícios e como leitor exerço sobre o que leio um acto de critica. Ao dizer que adoro “os Lusíadas” estou a exercer um acto de crítica. Ao dizer que reconheço a qualidade no género de Florbela Espanca, mas não é uma leitura que me atrai, é um acto de crítica, pese embora reconhecer-lhe os méritos. Está-me a seguir Luís? Pronto, e agora falando por exemplo da sua escrita, eu gosto dela de uma forma geral. Aqui há uns tempos ao ler um poema seu estive para comentar o seguinte: “gostei de cada uma das metáforas em separado, muito bem construídas, não gostei da catadupa das mesmas, umas atrás das outras. Achei que devia ter dado ao leitor um espaço de meditação numa escrita mais escorreita e menos rebuscada. Assim ficou quase como aqueles filmes de acção que passam de uma cena de pancadaria para outra sem dar descanso ao leitor. A base de inspiração é bela o suficiente para que se use a máxima de culinária: “quando os produtos são bons o menos, é mais!”.
É claro que estou agora a dizer isto de memória mas era mais ou menos isto o que tinha a dizer mas desisti depois de ler os comentários que lá estavam, mais ou menos neste teor:
- “lindoooo”
- “passando pra ler, parabéns pela inspiração”
- “você é um poeta fantástico”
- “sua poesia é divinal”
E podia continuar por aí a dar exemplos! Agora responda-me por favor:
- Partindo do princípio que o tinha comentado nesse teor qual o comentário que lhe daria algo?
- Partindo do princípio que o tinha comentado acha realmente o Luís que eu como leitor não tenho bagagem intelectual e de conhecimentos para lhe dirigir uma crítica como essa? Será que eu na sua opinião não tenho “valor para dela fazer uso?”
Ou será que o Luís usa de uma falsa modéstia para se masturbar com esses comentariozinhos em molho de escabeche requentado?
Eu já fui aqui muito comentado dessa forma, e desde que assumi que não é para isso que o site serve tenho de aquilatar os meus leitores pelas visualizações, mas quer saber Luís? Prefiro, porque tenho a certeza que me lêem, já os que vomitam comentários para ser lidos numa troca insana de lambidelas de umbigo nem sempre lêem. Só lá vão regurgitar o mesmo que fazem em centenas de outros.
Este é um sítio para se crescer e só crescemos com a crítica, construtiva claro, mas que nem sempre é aquilo que desejamos ouvir e se lhe fizerem uma crítica que não concorda, rebata, argumente, defenda o que é seu, troque ideias, ou usa anteolhos? Um sítio destes é também um espaço de argumentação. A escrita é também argumentação e tenho-lhe a dizer, é um género que gosto muito! Não tenho problemas nenhuns em encarar um debate sério de ideias discordantes atacando sempre a ideia e nunca quem a pronúncia. O respeito pelo Autor acima de tudo!

Abraço Luís

Criado em: 17/5/2014 15:05
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
Eu não acho nada natural que alguém que de certa forma deu passos aqui no sentido de se aprimorar, cresceu e de repente desaparece afugentado muitas vezes pela mediocridade e ignorância. Alguns (todos!) dos nomes maiores que este site tinha continuam amadores só que escrevem por outros sítios, tentam-se fazer ler por outras paragens. Este sitio tem vindo a cometer o pecado mortal de afugentar os seus melhores porque instalou-se aqui uma espécie de facebookização do dedinho para cima e do dedinho para baixo, do amiguinho(a) que se sente compelido só a comentar com banalidades sem interpretações reais e válidas do que acabou de ler. A ignorância defende-se sempre de forma brusca, violenta e mal educada. O pseudo-poeta escreve algo que considera uma obra-prima, tem até veleidade de lhe chamar literatura e se alguém lhe vai dizer “que não, aquilo está pejado de erros gramaticais e de concordância” ele (o pseudo-poeta) desarvora completamente e parte invariavelmente para o insulto barato e consequente. Depois o pseudo-poeta não lê, não lê livros, não lê revistas de caracter cultural, não é informado, é aculto. Não lê sequer os textos que comenta, a maior parte das vezes dá-lhe uma vista de olhos pela diagonal e comenta com um elogio rasgado o(a) amigo(a) que atirou para ali umas coisas escritas e chama aquilo literatura, a maior parte das vezes decorado com essas imagenzinhas bregas que inundam o site de um mau gosto de bradar aos céus só acompanhado por uma montra da loja do chinês. O mais ridículo no comentário é o tratamento de “caro poeta” para cá, “digníssima poetisa” para lá!
É natural que um poeta (não gosto da palavra aplicada aos utilizadores, mas seja) extravase as fonteiras do Luso, o que já não é natural é que ele se zangue desta forma com o site e em conversas paralelas diga que já não conseguia aturar mais isto. Esse é o pecado mortal do luso, fruto da falta dos ventos de Abril, de uma perseguição insana às ideias alheias que não servem o propósito pobre do colectivo medíocre. Lamenta-se o abandono crispado da maior parte face à intolerância, à censura, ao atirar a pedra e esconder a mão em atitudes cobardes, face a uma xenobobia implícita e por vezes explicita que afugentou uma nacionalidade quase até à extinção. Uma segregação intelectual em que, quem com ideias próprias tenta dizer da sua justiça é maltratado em comentários perniciosos, pms aviltantes e insultos soezes.
Não Trabis, desculpa mas isso não é natural e soa até a uma desculpa de anteolhos colocados, anteolhos esses que fazem parte de uma administração que muito fez e lutou denodadamente para que isto estivesse como está, e é a ela que tens que agradecer penhoradamente. Tens muito que fazer para devolver a este site a credibilidade que em tempos teve! Isto é claro se estiveres interessado.

Criado em: 26/4/2014 13:42
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tributo a Mário de Sá-Carneiro
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
Mário de Sá Carneiro foi um poeta com uma dificuldade imensa na sua genialidade de se libertar do seu "pilar da ponte de tédio", numa marginalidade confusa de quem não se sente bem no seu corpo em contraposição às suas escolhas sexuais.
É um dos poetas do meu "mainstream" cultural, um dos primeiros que ainda miúdo comecei a ler. É de um génio tamanho no uso das letras só comparável a monstros como Pessoa com quem aliás colaborou (no Orpheu) e manteve correspondência activa no seus anos de auto-exílio em Paris. E por isso não me atrevo sequer a colaborar em termos poéticos com tal envergadura da letra pátria com medo de cair no ridículo. Por isso pergunto, é forçoso ser em poesia essa colaboração?
Podia-te perguntar por mail mas pergunto-te aqui por uma questão de realce à tua iniciativa e ao grande poeta que queres homenagear.

Abraço

Criado em: 7/4/2014 15:40
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Alteraçôes previstas para este mês
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
Olá Trabis

Ponto 1:
Concordo, nada a dizer. Cada um é livre de seguir quem quiser, já o fazemos agora e sempre fizemos, se houver uma funcionalidade que o torne mais fácil tanto melhor.

Ponto 2:
Posto desta forma considero uma medida menos radical. Embora não esteja de acordo com o que lhe dá azo, mas na necessidade de se arranjar uma solução de compromisso esta parece-me bem.

Ponto 3:
De acordo também, vai dar mais visibilidade aos mais novos e também a alguns bons autores que temos e são muito pouco lidos.

Ponto 4:
No seguimento do item anterior e pelos mesmos motivos concordo. Tudo o que se possa fazer em prol de novos autores deve ser acatado.

Ponto 5:
Eu considero que nem sequer devia haver limites mas infelizmente há pessoas que abusam desses limites e insistem em colocar os seus textos de forma sistemática enxameando a página principal. Alturas houve que por exemplo 3 ou 4 desses autores pareciam que combinavam e colocavam os seus textos ao mesmo tempo ocupando toda a página principal retirando a visibilidade aos autores “normais”. Acho que aqui deve haver uma ponderação da moderação e avisar (no mínimo) os que abusam do serviço. Talvez criar uma ferramenta que não permita que sejam seguidos, sei lá… Qualquer coisa do género.

Ponto 6:
Concordo.

Abraço e saúdo a tua tentativa de pacificar o “mainstream” desta forma coloquial e construtiva.

Criado em: 17/11/2012 12:45
Transferir o post para outras aplicações Transferir



 Topo
(1) 2 3 4 ... 9 »




Links patrocinados