Todas as mensagens (visitante)


(1) 2 3 4 ... 8 »


Re: primeiro
sem nome
Boa Tarde!

Obviamente que discordo do teor da crítica do Caio.

Desde sempre me bati pela total liberdade de expressão dentro do Luso, no entanto acredito que a liberdade de cada um de nós termina onde começa a liberdade do outro.

Sendo assim, e como já várias vezes o escrevi, posso admitir que não se goste do texto A ou B, mas a forma como se diz deve merecer por parte do crítico o cuidado necessário para não magoar o autor, e apesar do Caio dizer que a palavra MERDA não é ofensiva, falo por mim, num texto meu, consideraria não só ofensivo mas mais do que isso, uma declaração de “guerra” ao funcionamento normal desta casa.

Na verdade, cada um de nós pode dizer “quase” o que lhe apetece e depois basta dizer que para si esta ou aquela palavra não é ofensiva. Pois aqui em Portugal é e, por exemplo, se alguém me disser que sou um professor de merda, eu entendo isso como uma ofensa, tal também acontece se me disserem que sou um sapateiro de merda e se me disserem que sou um poeta de merda.

Gostaria de lembrar que já ando por aqui há mais de três anos e, para quem tem memória curta, sempre existiram os chamados “poetas de merda” e “poemas de merda”, mesmo no tempo em que por aqui andavam os poetas com estatuto (não sei bem quem lhes dava esse estatuto) de primeira categoria e nem por isso o Luso deixou de caminhar, de crescer.

Recordo também que foi a falta de contenção da linguagem que fez com que muitos desses poetas, que agora muitos dizem que fazem falta, partiram deste espaço, por estarem já fartos de quezílias. Eu confesso que várias vezes já me passou pela cabeça fazer o mesmo, não gozando eu do estatuto da tal classe alta.

O mais grave é, a meu ver, a interpretação moral que o Caio faz dos seus camaradas do Luso, quando diz que o dito poema tem comentários que não são verdadeiros e sentidos. Aqui discordo completamente, esta questão de gosto não pode ser discutida de ânimo leve, porque o que é bonito para uns pode não sê-lo para outros. E depois, como diz o colega Filipe Mendonça, também devemos ter em atenção que a questão de saber ler e interpretar pode não ser a mais refinada e deste modo alterar o conceito de beleza de quem comenta.

O que é grave, no meu entender, é a questão dos erros ortográficos, aí sim, pode-se e deve-se chamar a atenção ao autor, uma vez que tal facto acaba por prejudicar a imagem do site no mundo da literatura.

Por último vou deixar aqui dois pequenos apontamentos que considero peculiares nesta coisa de gosto, arte e belo.

Um filme que passou nas nossas salas de cinema de Manuel de Oliveira (?) onde não havia imagens, unicamente som ( …para ver as dificuldades de um cego(?)) e uma exposição de um artista que prendeu um cão numa galeria de arte e o privou de comida, deixando-o assim ficar até morrer à fome (não sei qual o desfecho depois da associação de defesa dos animais entrar em protesto). Chamavam a isto arte. Será arte? Mas assim foi considerado por muitos críticos de arte e cinema.

Mesmo para acabar, e para ser fiel ao que sempre defendi, nos meus textos não gostaria de ter nenhum comentário igual ao seu, ou até outro que fosse com todas as etiquetas, preferia que mo fizessem por PM, penso que esta é a forma que um verdadeiro homem das letras (esses grande do mundo das artes e que não andam no Luso) usaria para chamar a atenção de uma ou outra coisa menos bem feita. No meu trabalho, enquanto responsável pela condução de vários seres humanos, aprendi que os recados não se dão em público nem humilhando em frente a outros colegas. Por isso mais uma vez expresso aqui o meu desejo de não o fazerem. É certo de que quando o fazem não vem maior mal para mundo, apenas fico infeliz, e eu estou aqui para ser um pouco mais feliz, prefiro estar aqui ao invés de estar a beber um copo num qualquer botequim com uma dúzia de gajos que de literatura nem querem ouvir falar.

Esta gente que escreve mal, pelo menos tem esta pequena ligação ao meu ego, gosta de escrever, bem ou mal não interessa, sei que são dos meus e quando não gosto do que escrevem passo em frente. Diria até que há outros que escrevem muito bem mas que eu não leio, apenas porque me faz mal enquanto ser humano, entendo que lhes falta a componente humanística, não acrescentam nada ao meu bem-estar. No entanto, gosto de ler alguns autores que escrevem pior, fazem-me bem, fazem-me feliz, e isso é uma das premissas para eu continuar a andar por aqui porque como devem calcular se fosse para ler bons textos dirigia-me a uma livraria.

Bem hajam

José luís Lopes

Criado em: 11/10/2012 15:10
Transferir o post para outras aplicações Transferir


o maior da minha aldeia
sem nome

Criado em: 1/10/2012 10:40
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: .
sem nome
É isto que não entendo no Luso. O Colega X posta um determinado texto que passado algum tempo entende não estar correcto e retira-o. Em vez de tentarmos entender os seus motivos (já explicados pelo autor) para o “apagão” do texto, não senhor, está meio mundo a tentar encontrar a agulha no palheiro para tentar dar uma alfinetada no que não é nenhum problema para o funcionamento “normal” do Luso. Convém ainda lembrar que o dito texto não apontado a nenhum usurário especial. Desculpem-me, mas não entendo patavina deste mundo, não era mias fácil escrever e deixar o rio seguir o seu curso normal. Depois lá vem mais um comentário que o A não concorda e de seguida o B também não está para brincadeiras, e entra o C e D, e por uma coisa de nada lá temos nós mais uma batalha daquelas que já não dá mais para ter paciência. A questão aqui nem é saber se errou ou não, a questão é aceitar o erro / opção (?) e perceber que num local onde há mais do que uma pessoa há com certeza mais do que uma forma de ver as questões. A primeira regra para que estes locais funcionem não são os estatutos (leis) do Luso Poemas mas sim a tolerância. Vamos lá todos voltar a escrever.

Criado em: 7/6/2012 18:05
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: EPL - Estudos Portugueses e Lusófonos
sem nome
Obrigada Karla

Um bom fim-de-semana

beijo

JLL

Criado em: 1/6/2012 12:51
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: EPL - Estudos Portugueses e Lusófonos
sem nome

Muito obrigado pela participação.

Claro que sim, trarei até ao Luso os resultados deste pequeno estudo (já atingiu os 500)

Abraço e bom fim-de-semana

JLL

Criado em: 1/6/2012 10:26
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: EPL - Estudos Portugueses e Lusófonos
sem nome

Obrigado Natália,

Desejo-lhe uma boa viagem

beijo

JLL

Criado em: 1/6/2012 10:15
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: EPL - Estudos Portugueses e Lusófonos
sem nome

Obrigado Antónia,

Tudo de bom aí para o Alentejo

Beijo

JLL

Criado em: 31/5/2012 21:47
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: EPL - Estudos Portugueses e Lusófonos
sem nome

Obrigado Runa,

desejo-te um bom fim-de-semana

abraço

JLL

Criado em: 31/5/2012 21:45
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: EPL - Estudos Portugueses e Lusófonos
sem nome

Obrigado Carlos,

Desejo-lhe um bom-fim-de-semana

Abraço

JLL

Criado em: 31/5/2012 21:42
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: EPL - Estudos Portugueses e Lusófonos
sem nome

Obrigado Antonieta

Desejo-lhe um bom fim-de-semana

JLL

Criado em: 31/5/2012 21:41
Transferir o post para outras aplicações Transferir



 Topo
(1) 2 3 4 ... 8 »




Links patrocinados