14. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Nennika.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Nennika.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Então se fez dia... !!!

E a noite fria e sombria...
Em poesia se transformou !
Já não me sinto tão só....
Nem minha vida é tão vazia...
Novamente os sonhos...
Meu coração povoou...
E como é bom te sentir tão perto !!!
Tocar tua mão...
Acariciar teu corpo...
Quanto tempo eu te esperei ,
Nas minhas noites de solidão !!!
Quantos sonhos eu guardei,
No silêncio do meu coração !!!
E com medo de acreditar...
Quantas vezes ensaiei te dizer não !!!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=230 © Luso-Poemas

O poema abre com uma frase breve, exclamativa — “Então se fez dia… !!!” — que funciona como um renascimento súbito, quase bíblico, quase cosmogónico. A tripla exclamação não é excesso: é marca de epifania. O dia não chega; faz-se. E este verbo, “fazer-se”, sugere que a luz não é natural, mas conquistada, arrancada ao interior do sujeito.

Logo a seguir, a noite é descrita como “fria e sombria”, mas o verso decisivo é outro: “Em poesia se transformou!”. Aqui, a noite deixa de ser ausência e torna-se matéria estética. O sofrimento é transmutado — alquimia emocional — e o poema assume-se como o lugar onde a dor se converte em forma. Esta transformação é um dos eixos centrais do texto: a poesia como mecanismo de sobrevivência.

A sequência “Já não me sinto tão só… / Nem minha vida é tão vazia…” marca o ponto de viragem. A solidão, que antes era estrutural, torna-se agora circunstancial. O sujeito lírico reencontra o sonho (“Novamente os sonhos… / Meu coração povoou…”), e este povoamento é importante: o coração deixa de ser deserto e volta a ser habitado. A imagem é simples, mas eficaz: o sonho como povo, como comunidade interior.

Depois, o poema entra num registo mais corporal e íntimo: “E como é bom te sentir tão perto!!! / Tocar tua mão… / Acariciar teu corpo…”. Aqui, a repetição dos verbos sensoriais cria uma aproximação física que contrasta com a distância temporal evocada mais adiante. O desejo não é abstrato; é táctil. E, no entanto, permanece no plano do imaginado — não há confirmação de presença real, apenas a evocação do que se deseja tocar.

O centro emocional do poema está nos versos:
“Quanto tempo eu te esperei,
Nas minhas noites de solidão!!!”

A espera é longa, acumulada, e a solidão é plural — “noites”, não “noite”. Há aqui uma memória de sofrimento que não se apaga com a chegada do dia; apenas se ilumina. O poema reconhece a dor, mas não se fixa nela.

A estrofe seguinte reforça essa interioridade:
“Quantos sonhos eu guardei,
No silêncio do meu coração!!!”

O silêncio é guardião, não vazio. O coração é cofre, não ferida. E esta imagem do guardar é essencial: o sujeito não é passivo; ele preserva, protege, mantém viva a chama do desejo.

O fecho é particularmente interessante:
“E com medo de acreditar…
Quantas vezes ensaiei te dizer não!!!”

Aqui, o poema revela a sua tensão interna: o medo de acreditar é maior do que o medo de perder. O “não” ensaiado é uma defesa, não uma convicção. É o gesto de quem teme a própria esperança. E isso dá ao poema uma profundidade psicológica que o afasta do mero lirismo romântico: há conflito, há hesitação, há auto-sabotagem emocional.

Em síntese, este poema é um movimento de sombra para luz, de ausência para presença, de silêncio para toque — mas sempre com a consciência de que a esperança é frágil e o desejo, ambivalente. A poesia aqui não é apenas expressão; é transformação. A noite não desaparece: ela é convertida em linguagem.

Criado em: Hoje 9:59:51

Links patrocinados