23. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - jorgehumberto. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de jorgehumberto.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Oh, senhora minha, meu pássaro louco, Quem pudesse resgatar-te lá dos altos, Quem pudesse amarrar o teu breve sopro, E nas mãos guardá-lo sem sobressaltos; Quem pudesse respirar um pouco, Correr como se fora nos planaltos, Quem pudesse gritar até ficar rouco, Fazer como faz a ave lá dos planaltos, Seria como tu, ó meu pássaro livre, Um passarinho que não quer gaiola, Rasgando os céus porque vive, Poisando nas nuvens porque são, Sua alegre casinha e sua escola: Porque imenso é o teu coração. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=447 © Luso-Poemas Este poema ergue‑se como uma delicada ode à liberdade, construída a partir da metáfora do pássaro — figura ancestral da alma que não aceita cativeiro. A invocação inicial, “Oh, senhora minha, meu pássaro louco”, estabelece de imediato uma relação de ternura e reverência: a ave é amada, admirada, mas também indomável, e é precisamente essa indomabilidade que a torna fascinante. O eu lírico deseja resgatá‑la “lá dos altos”, mas esse desejo contém uma impossibilidade essencial: aquilo que vive nos céus não pode ser trazido para o chão sem perder a própria natureza. O poema reconhece essa tensão entre o impulso de proteger e a necessidade de deixar voar, entre o querer guardar e o saber que guardar seria destruir. A repetição de “quem pudesse” funciona como um lamento suave, uma espécie de prece resignada. O sujeito deseja amarrar o sopro breve, segurá‑lo sem sobressaltos, respirar um pouco dessa leveza, correr pelos planaltos, gritar até ficar rouco — tudo imagens que traduzem a ânsia de participar da liberdade alheia, como se a vida do pássaro oferecesse um modelo de existência mais pura, mais plena, mais verdadeira. A ave torna‑se ideal, horizonte, promessa de outra forma de ser. Mas o poema sabe que essa identificação é apenas sonho: “seria como tu, ó meu pássaro livre”, diz o verso, assumindo que a liberdade do outro é sempre uma liberdade que se contempla, não que se possui. A estrofe final é luminosa: o pássaro “rasga os céus porque vive”, pousa nas nuvens como quem encontra casa e escola, e o coração imenso que lhe é atribuído revela que a liberdade não é apenas movimento, mas também generosidade, abertura, capacidade de acolher o mundo. A ave não é símbolo de fuga, mas de expansão. O poema, assim, transforma a figura do pássaro numa metáfora do ser que não se deixa aprisionar por expectativas, medos ou limites impostos. A liberdade aqui não é rebeldia, é vocação; não é ruptura, é natureza. No conjunto, o texto é uma elegia àquilo que não se pode reter sem destruir, um reconhecimento de que amar também é aceitar que o outro voe. A beleza do poema reside precisamente nessa consciência: a liberdade do pássaro é também a sua fragilidade, e é essa fragilidade luminosa que o eu lírico contempla com devoção. O poema não tenta domesticar o voo — apenas celebrá‑lo.
Criado em: Hoje 7:33:42
|
|
|
|
||