28. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Rolizey.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Rolizey.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Apaixonei-me por teu olhar sedutor, que sorvendo-me de meu recanto sombrio destinou-me à viver em honra de teu amor, e quando diante de ti, bebo de teu olhar o soro de tua essência, que disfarçado em lágrima de emoção, estremece e harmoniza o sentimento que carrego por ti, e vibro! Vivo na intensidade de cada momento que se faz glorioso diante de toda existência, e abstraio-me do resto do mundo que tornou-se pequeno diante do amor que trazes por mim, que nutrindo-me a alma ávida de amor, sacramenta em meu ser a tua fragrância límpida e refrescante, e banho-me com tuas palavras de amor que enobrece-me a alma transportando-me para além dos teus horizontes, e presidindo meu destino, aloja-me no núcleo de tua morada causando-me grande exaltação ao coração flamejante, então, olho-te com olhos de emoção gravando em minha memória o teu olhar a me olhar, e lágrimas emocionadas regam-me a face que reluz no reflexo de teu afeto, e incisiva, tua alma desposa a minha numa festividade solene, onde somente os anjos são testemunhas, e felizes, seguimos apaixonados no desejo eminente de perpetuar a nossa história.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=752 © Luso-Poemas

Esta prosa poética apresenta-se como um fluxo contínuo de exaltação amorosa, construído quase inteiramente em períodos longos, encadeados por vírgulas, o que lhe dá um tom de arroubo emocional, mas também revela uma falta de contenção formal que prejudica a força das imagens. A abertura — “Apaixonei-me por teu olhar sedutor, que sorvendo-me de meu recanto sombrio destinou-me a viver em honra de teu amor” — tem intensidade, mas é excessivamente ornamentada: há aqui três ideias fortes comprimidas numa única frase, o que dilui o impacto. A metáfora do olhar que “sorve” e “destina” é interessante, mas o encadeamento rápido impede que o leitor respire e absorva a imagem. O texto, desde o início, prefere a grandiloquência à precisão.

A sequência seguinte — “bebo de teu olhar o soro de tua essência, que disfarçado em lágrima de emoção, estremece e harmoniza o sentimento que carrego por ti” — contém uma imagem que poderia ser poderosa (“soro de tua essência”), mas o excesso de abstrações (“essência”, “sentimento”, “harmoniza”) torna a frase mais conceitual do que sensorial. O texto tende a nomear emoções em vez de construí-las poeticamente. Ainda assim, há momentos de boa musicalidade, como “estremece e harmoniza”, que funcionam sonoramente, embora semanticamente sejam vagas.

A segunda parte, que descreve a vida intensificada pelo amor, mantém o mesmo tom exaltado. A frase “abstraio-me do resto do mundo que tornou-se pequeno diante do amor que trazes por mim” é coerente com o registo romântico, mas não traz novidade; é uma formulação comum, quase previsível. Já “sacramenta em meu ser a tua fragrância límpida e refrescante” tenta criar uma imagem sensorial, mas recorre a adjetivos genéricos (“límpida”, “refrescante”) que não individualizam a experiência. O texto quer ser sensorial, mas acaba por ser abstrato.

Há, porém, um momento mais forte: “aloja-me no núcleo de tua morada causando-me grande exaltação ao coração flamejante”. Aqui, apesar do excesso, há uma tentativa de espacializar o amor, de criar um lugar simbólico. Mas logo a seguir o texto volta ao sentimentalismo direto: “olho-te com olhos de emoção gravando em minha memória o teu olhar a me olhar”. A repetição de “olhar” e “olhos” empobrece o verso, tornando-o circular e redundante.

A imagem das lágrimas que “regam a face” é eficaz, mas novamente se perde no excesso de adjetivação e na tendência para dramatizar tudo. O casamento das almas “numa festividade solene, onde somente os anjos são testemunhas” é um cliché romântico clássico, e o texto não o reinventa; apenas o repete. O final — “seguimos apaixonados no desejo eminente de perpetuar a nossa história” — fecha o texto com a mesma grandiloquência com que começou, mas sem oferecer uma imagem nova ou uma torção inesperada.

Em síntese: tem intensidade emocional, coerência temática e um estilo assumidamente exaltado, que pode agradar a leitores que buscam romantismo clássico. O que está bom: a entrega, a musicalidade em alguns trechos, a tentativa de criar um universo simbólico próprio. O que precisa de evolução: contenção formal, precisão vocabular, evitar abstrações excessivas, reduzir adjetivação genérica e trabalhar imagens que não sejam apenas declarações sentimentais. Há emoção verdadeira, mas falta lapidação para que essa emoção se transforme em poesia de maior densidade.

Criado em: Hoje 7:57:57

Links patrocinados