36. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Sunny Lóra.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Sunny Lóra.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Desejo

Quero amar-te
de mãos abertas
e ter forças
para desejar o futuro.

Quero amar-te
respeitando o silêncio
que escolheste
para nós.

Quero amar-te
de novo,
sem temores,
sorrindo para cada dia
como se fosse único.

Porque assim é ...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1029 © Luso-Poemas

Este poema trabalha num registo mais contido, quase meditativo, onde o verbo “amar” se repete como eixo e, a cada estrofe, ganha uma nuance diferente. A estrutura é limpa, sem excessos, e isso favorece a leitura: há espaço para o silêncio, para a pausa, para aquilo que não se diz mas fica suspenso entre os versos.

A primeira estrofe — “Quero amar‑te / de mãos abertas / e ter forças / para desejar o futuro” — estabelece logo o tom: um amor que não se fecha, que não se defende, que se oferece. A imagem das “mãos abertas” é simples, mas eficaz, porque sugere vulnerabilidade e escolha. A crónica aqui vê alguém que tenta amar sem medo, mas que reconhece que desejar o futuro exige força — e isso já introduz uma tensão discreta.

A segunda estrofe é talvez a mais interessante: “respeitando o silêncio / que escolheste / para nós”. Há aqui uma maturidade rara: o amor não como invasão, mas como aceitação de um espaço que o outro precisa. O poema não explica esse silêncio — e faz bem. A sugestão é mais forte do que qualquer explicação. É um silêncio que pode ser pausa, distância, cura, ou apenas uma forma diferente de estar. A crónica reconhece aqui um gesto de respeito que não é passivo, mas consciente.

A terceira estrofe retoma o desejo de recomeço: “Quero amar‑te / de novo, / sem temores”. É um verso que se aproxima do lugar‑comum, mas recupera força quando entra o sorriso “para cada dia / como se fosse único”. A simplicidade funciona porque não tenta ser mais do que é: uma declaração de vontade, não uma promessa grandiosa.

O fecho — “Porque assim é ...” — deixa o poema suspenso, como se a frase continuasse fora do texto. É um final aberto, coerente com o tom geral: não há conclusão, apenas a aceitação de que o amor é feito de tentativas, de respeito, de silêncio e de recomeços.

No conjunto, é um poema breve, honesto, sem ornamentos desnecessários. A sua força está na contenção: diz pouco, mas diz com clareza. Se quiseres aprofundar literariamente, poderias explorar imagens mais concretas, que tornassem esse amor menos abstracto e mais vivido. Mas, tal como está, cumpre bem a função de uma pequena meditação sobre o desejo de amar com cuidado e coragem.

Criado em: Hoje 16:39:15

Links patrocinados