41. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - PedroPauloGamaBentes. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de PedroPauloGamaBentes.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Eu estou assim sempre pensativo, Sem sorrisos, como um calvário, Fosse este meu sentir solitário, Mesmo entre amigos como vivo! E olho-me por dentro e ali vejo, Uma sala de pedras duras e vazia, Sem graça, escura, sempre fria! E por fora, de festa e luz o lampejo... A todos engana, e sigo tristonho. Vivendo neste castelo enfeitado, Pela luz colorida do meu sonho! Enquanto cismando passo todo dia, A perguntar o que faço ali sentado... Na minha sala triste, escura e fria! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1136 © Luso-Poemas O soneto constrói-se sobre um eixo claro: a cisão entre o interior pétreo, frio, imóvel e o exterior luminoso, festivo, enganador. A estrutura em tercetos e quadras reforça essa duplicidade, mas também expõe algumas tensões formais que merecem atenção. O primeiro verso — “Eu estou assim sempre pensativo” — abre com uma afirmação direta, quase prosaica, que estabelece o tom confessional; porém, a expressão “assim sempre” cria uma ligeira redundância rítmica que enfraquece o impacto inicial. O segundo verso, “Sem sorrisos, como um calvário”, introduz uma comparação forte, mas o termo “calvário” surge como imagem já muito cristalizada na lírica portuguesa, perdendo força simbólica pela previsibilidade. A estrofe fecha com a ideia de solidão “mesmo entre amigos”, que é eficaz enquanto paradoxo, embora o verbo “vivo” no final do verso produza uma cadência algo frouxa, sem tensão sonora. A segunda estrofe é mais coesa: “olho-me por dentro” funciona como gesto introspectivo que abre espaço para a metáfora da “sala de pedras duras e vazia”. Aqui, sim, há uma imagem concreta, espacial, que dá corpo ao estado emocional. A tríade “sem graça, escura, sempre fria” cria uma enumeração eficaz, mas o advérbio “sempre” repete-se ao longo do poema com frequência excessiva, diminuindo a precisão. O contraste com “por fora, de festa e luz o lampejo” é bem construído, embora “lampejo” pareça demasiado breve para sustentar a oposição entre interior e exterior — talvez uma imagem mais contínua reforçasse a duplicidade. A terceira estrofe introduz o sujeito enganador — “A todos engana” — mas a formulação é vaga: não se sabe se o eu lírico engana deliberadamente ou se a aparência o faz por si. “Castelo enfeitado” é uma metáfora interessante, mas o adjetivo “enfeitado” aproxima-se do decorativo, quando o poema parece procurar algo mais estrutural, mais sólido. A “luz colorida do meu sonho” devolve o tom onírico, mas o verso carece de tensão sonora, ficando demasiado literal. O fecho retoma a imagem da “sala triste, escura e fria”, criando circularidade temática. Contudo, a pergunta “o que faço ali sentado” introduz um tom quase coloquial que quebra a densidade construída anteriormente. A repetição integral da imagem final reforça a clausura emocional, mas também evidencia a ausência de evolução interna: o poema termina exatamente onde começou, sem deslocamento simbólico, o que pode ser intencional — um retrato de estagnação — mas também pode sugerir falta de progressão dramática. Em síntese: o texto tem coerência imagética e um eixo emocional claro, mas oscila entre momentos de boa concretização metafórica e outros de formulação demasiado genérica. O campo semântico da frieza e da clausura funciona, mas poderia ganhar maior singularidade com escolhas lexicais menos previsíveis e maior variação rítmica.
Criado em: Hoje 8:26:12
|
|
|
|
||