43. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - M_Rodrigues.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de M_Rodrigues.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

O poema estrutura-se como um fluxo memorial, marcado por repetições (“outrora”, “lembro”, “se eu pudesse”), que procuram criar um movimento circular entre perda, arrependimento e saudade. No entanto, essa circularidade é frequentemente perturbada por problemas formais: pontuação irregular, vírgulas deslocadas, frases interrompidas e construções sintáticas que quebram a fluidez. A abertura — “É nesta hora que lembro de tudo que tive., lembro que antes as folhas caiam mas não secavam” — apresenta logo uma oscilação entre registo poético e descontrolo técnico: a dupla pontuação (“., ”) e a ausência de coordenação clara entre as orações prejudicam a entrada no texto. A imagem das folhas que caem mas não secam é interessante, mas não chega a desenvolver-se simbolicamente; fica como sugestão isolada.

A referência ao “azul dos teus olhos” introduz um cliché cromático muito recorrente na poesia amorosa, e a comparação com o céu reforça essa previsibilidade. A frase “como estas Alves que voam” parece conter um erro lexical (“Alves” em vez de “aves”), o que compromete a leitura e desvia a atenção do leitor para a falha, não para o sentido. A enumeração “como o silêncio, e por todas as palavras que um dia eu não te direi” tem potencial, mas a construção final — “que um dia eu não te direi” — cria uma contradição temporal que não se resolve poeticamente.

A segunda estrofe tenta recuperar a imagem da primavera como metáfora da presença amada, mas a formulação “quanto dói pensar na primavera” é demasiado direta, sem elaboração imagética. A frase “tu vinhas parecia que os pássaros cantarolavam para ti” carece de articulação sintática (“tu vinhas, parecia que…”), e o uso de “cantarolavam” aproxima-se de um registo coloquial que não dialoga bem com o tom elegíaco pretendido. A ideia de que “todo o infortúnio deixou de fazer-se sentir” é expressiva, mas surge envolta em pontuação errática que quebra o ritmo.

A terceira estrofe introduz o arrependimento, mas novamente com problemas de construção: “Se eu pudesse amor eu daria., sério que sim.” A frase é emocionalmente clara, mas formalmente desordenada. A confissão de ter mentido “sobre o que sentia e mesmo no que pensava” é um dos momentos mais fortes do poema, mas merecia maior desenvolvimento metafórico. A pergunta “e as rosas que te dei ainda te lembras?” tem força evocativa, mas a pontuação fragmentada impede que o verso respire.

A última estrofe tenta criar uma síntese simbólica através das flores — girassóis, margaridas, lírios — mas a enumeração torna-se excessiva e perde precisão. A frase “rosa não as mesma, essa a vida já me ensinou, que tudo morre” contém uma intenção clara (a impossibilidade de repetir o passado), mas a formulação é confusa e gramaticalmente instável. O fecho — “foram pétalas de amor o que eu vivi ao teu lado mas foi o momento mais feliz da minha vida” — procura uma conclusão emotiva, mas a frase é longa, pouco ritmada e carece de tensão poética.

Em conjunto, o poema tem matéria emocional forte — perda, arrependimento, memória — mas a execução formal fragiliza o impacto. A pontuação irregular, os erros lexicais, a adjetivação previsível e a falta de imagens verdadeiramente singulares impedem que a emoção se transforme em densidade poética. Com maior rigor sintático, contenção e trabalho imagético, o texto poderia alcançar uma expressão mais sólida e menos dispersa.

Criado em: Hoje 8:34:55

Links patrocinados