44. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Auron Wintermoon.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Auron Wintermoon.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Todo o Mundo se torna lindo
Visto pelos olhos de quem ama.
E quando esse amor é infindo,
Unem-se as almas numa só chama

Que aumenta sem consumir
Os corações onde decide viver.
E arde sem nunca se extinguir,
Ou sequer enfraquecer.

A tua chama arde em mim…
Despeço-me de toda a minha dor
E abro os braços que, por fim,
Te envolverão, meu amor.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1276 © Luso-Poemas

Este poema trabalha dentro de um registo lírico tradicional, centrado na metáfora da chama amorosa como força unificadora. A estrutura em quadras regulares reforça a intenção de simplicidade formal, mas essa mesma simplicidade, quando não acompanhada de tensão imagética ou precisão lexical, aproxima o texto de um sentimentalismo previsível.

A abertura — “Todo o Mundo se torna lindo / Visto pelos olhos de quem ama” — apresenta uma generalização que funciona como tese, mas que carece de singularidade poética. A formulação é correta, mas demasiado ampla, sem imagem concreta que a sustente. O verso seguinte, “E quando esse amor é infindo”, introduz um adjetivo (“infindo”) que, embora sonoro, é já muito cristalizado na poesia amorosa, perdendo impacto. A conclusão da estrofe — “Unem-se as almas numa só chama” — retoma a metáfora central, mas de modo literal, sem variação ou desdobramento simbólico.

A segunda estrofe tenta aprofundar essa imagem, mas mantém-se num plano abstrato: “Que aumenta sem consumir / Os corações onde decide viver.” A ideia de uma chama que cresce sem destruir é interessante, mas a formulação “onde decide viver” atribui vontade à metáfora de forma pouco trabalhada, quase como um automatismo retórico. O verso “E arde sem nunca se extinguir” reforça a circularidade, mas repete o campo semântico sem acrescentar nuance. A estrofe termina com “Ou sequer enfraquecer”, que funciona mais como reforço lógico do que como gesto poético.

A terceira estrofe desloca o foco para o eu lírico — “A tua chama arde em mim…” — mas volta a insistir na mesma imagem, agora aplicada ao sujeito. O verso seguinte, “Despeço-me de toda a minha dor”, introduz um movimento interno que poderia ser mais explorado; no entanto, a transição para “E abro os braços que, por fim, / Te envolverão, meu amor” conduz o poema para um fecho previsível, sem surpresa formal ou imagética. A expressão “meu amor” encerra o texto num tom declarativo que, embora coerente com o registo, não acrescenta densidade.

Em síntese, o poema é coerente no seu eixo temático — a chama como metáfora da união amorosa — mas permanece demasiado preso a imagens convencionais e a formulações genéricas. Falta-lhe tensão interna, singularidade lexical e um gesto metafórico que desloque o leitor para além do já conhecido. Com maior trabalho sobre a imagem central, evitando repetições e explorando contrastes ou paradoxos, o texto poderia ganhar força e distinção.

Criado em: Hoje 8:40:38

Links patrocinados