45. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - marcomagal. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de marcomagal.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Quero imprimir em teu corpo o que possuo em minh'alma, Quero ler feito um louco, e poder contemplar com calma. Quero tatuar as minhas emoções, quero marcar todo o prazer, e sob teu corpo permanecer, revivendo assim as paixões. De que serve tudo ter, tudo saber, Assim se em teu corpo escrever, Se um dia a memória desaparecer, Nunca mais te poderei esquecer. Seja por encanto ou fantasia, Quero rescender a nossa paixão, Quero que tu e eu sejamos magia. Não quero que seja uma ilusão. Por tudo isso... Quero imprimir em teu corpo o que possuo em Minh'alma. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1310 © Luso-Poemas Este poema constrói‑se como um gesto de inscrição: o eu poético deseja gravar, imprimir, tatuar — verbos que pertencem ao campo da permanência, da marca que resiste ao tempo. A abertura, “Quero imprimir em teu corpo / o que possuo em minh’alma”, estabelece de imediato a tensão central: a alma é abstrata, volátil; o corpo é superfície, matéria onde se tenta fixar o que, por natureza, escapa. O poema nasce dessa tentativa de converter emoção em forma, sentimento em vestígio. A segunda quadra reforça essa lógica de inscrição, mas desloca‑a para o domínio do desejo. “Quero tatuar as minhas emoções” é uma formulação que aproxima o amor de um ritual quase iniciático: tatuar implica dor, entrega, decisão. O sujeito quer “marcar todo o prazer” e “sob teu corpo permanecer”, como se a paixão só se legitimasse quando deixasse rasto. Há aqui uma busca de eternidade, mas também uma consciência de fragilidade — o corpo é lugar de passagem, mas o poeta insiste em torná‑lo arquivo. A terceira estrofe introduz a reflexão mais interessante do poema: “De que serve tudo ter, tudo saber, / Assim se em teu corpo escrever, / Se um dia a memória desaparecer…”. A pergunta desloca o texto do plano erótico‑afetivo para o filosófico. O eu poético confronta a própria precariedade da memória: mesmo que a inscrição seja feita, mesmo que o corpo seja o suporte, nada garante que o tempo não dissolva tudo. A conclusão — “Nunca mais te poderei esquecer” — funciona como um voto contra o esquecimento, mas também como uma confissão de medo. O poema reconhece que o amor é sempre uma luta contra a erosão. A quarta estrofe suaviza o tom e aproxima‑se do encantamento: “Seja por encanto ou fantasia, / Quero rescender a nossa paixão”. O verbo “rescender” é uma escolha feliz: remete ao perfume, ao que se espalha no ar, ao que não se vê mas se sente. A paixão aqui não é apenas fogo; é atmosfera. O desejo de que “tu e eu sejamos magia” devolve o poema ao território da idealização, mas sem cair no excesso — há uma contenção que impede o verso de se tornar grandiloquente. A última linha, “Não quero que seja uma ilusão”, revela o conflito íntimo: o poeta quer magia, mas teme o artifício; quer intensidade, mas exige verdade. O fecho retoma o início, num movimento circular que dá ao poema unidade e coerência. Repetir o primeiro verso não é redundância: é insistência, é reafirmação do desejo inicial depois de atravessar dúvida, memória e fantasia. O poema termina onde começou, mas não no mesmo lugar — a repetição vem carregada de tudo o que foi dito pelo meio. O texto, no conjunto, funciona como uma pequena meditação sobre o amor enquanto marca e enquanto risco. Há desejo, mas há também consciência da sua impermanência. A linguagem é simples, direta, sem ornamentos excessivos, o que permite que a emoção se imponha sem artifícios. O poema vive dessa tensão entre o que se quer fixar e o que inevitavelmente escapa — e é nessa tensão que encontra a sua força.
Criado em: Hoje 10:54:38
|
|
|
|
||