66. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - PaulaMartins.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de PaulaMartins.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Quando o meu tempo terminar
Irei certa que transbordei palavras sentidas
Deixarei as marcas do meu caminho
Que darão luz às vossas vidas
Outros tempos virão
Por entre as nuvens irei planar
Outras vidas nascerão
Serei o vento que não sinto
Talvez a chuva que não molha
Serei a luz que ilumina
Ou a sombra que ninguém olha
Vou viver intensamente
Esta vida que Deus me deu
Saboreando cada momento
Construindo o meu céu
Não quero lágrimas desgostosas
Vivi a vida e fui feliz
Quero que brindem com rosas
Cantem bem alto com alegria
Porque estarei sempre convosco
E vocês comigo um dia...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2023 © Luso-Poemas

este poema — que trabalha a antecipação da morte como quem acaricia a própria finitude — constrói-se numa voz serena, quase pedagógica, que procura ensinar os vivos a não temer o fim. A estrutura repetitiva de “Quando o meu tempo terminar” funciona como refrão e como eixo emocional: cada retorno à frase abre uma nova variação sobre o mesmo tema, como se a poeta estivesse a preparar-se, a preparar-nos, a preparar o mundo para a sua ausência. Há aqui uma liturgia da despedida, mas sem lamento; antes uma espécie de aceitação luminosa.

O poema organiza-se em três movimentos claros. No primeiro, a voz afirma que deixará “palavras sentidas” e “marcas do caminho” — é a herança simbólica, a ideia de que a vida se prolonga nos outros. No segundo, surge a metamorfose: vento, chuva, luz, sombra. Esta secção é a mais interessante do ponto de vista imagético, porque trabalha a dissolução do eu num conjunto de elementos naturais que não se impõem, mas acompanham. A chuva “que não molha” e o vento “que não sinto” são paradoxos suaves, que sugerem uma presença subtil, quase espiritual, sem cair no misticismo excessivo. É uma boa solução poética: discreta, mas eficaz.

O terceiro movimento é o mais humano: a recusa das lágrimas, o desejo de alegria, o brinde com rosas. Aqui o poema aproxima-se da tradição popular e religiosa portuguesa — a ideia de que a morte não deve ser tragédia, mas passagem. A simplicidade vocabular reforça essa intenção: não há metáforas densas, não há ornamento; há clareza. A última quadra fecha com um gesto de comunhão (“estarei sempre convosco / e vocês comigo um dia”), que devolve ao texto uma circularidade emocional coerente.

Do ponto de vista formal, a cadência é regular, com versos curtos e diretos, o que favorece a leitura contínua. Há, no entanto, momentos em que o poema se aproxima demasiado do lugar-comum (“vivi a vida e fui feliz”, “saboreando cada momento”), e aqui talvez se pudesse procurar uma imagem mais singular, algo que desse mais corpo à experiência vivida. Ainda assim, a voz mantém-se honesta, e essa honestidade sustenta o texto.

É um poema que não pretende reinventar a morte, mas reconciliar-se com ela — e, nesse gesto, oferece ao leitor uma serenidade que não é artificial. A força está na limpidez, na ausência de dramatização, na vontade de transformar o fim em continuidade.

Criado em: Hoje 16:00:13

Links patrocinados