81. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - LuizIris. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de LuizIris.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Que é isto que vejo em meu jardim? Que diferencia-se de todas as coisas em sua volta; Que parece ohar para mim; Que tem o poder de persuadir; Que bateu em minha porta? Com sua beleza agradável; Com sua cor brilhante; Com sua fragãncia memorável; Com seu perfume incomparável; Com seu rosto amante! Verdadeiramente entraste em minha vida; Verdadeiramente conquistaste meu coração; Verdadeiramente és querida; Verdadeiramente és minha; Rosa de Saron!!!! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2234 © Luso-Poemas O poema constrói‑se a partir de uma interrogação inicial que funciona como dispositivo retórico e como motor emocional: “Que é isto que vejo em meu jardim?”. Esta abertura cria um espaço de expectativa e de descoberta, mas também de estranheza — o sujeito poético confronta‑se com algo que o excede, algo que se destaca do mundo comum (“Que diferencia‑se de todas as coisas em sua volta”). A sequência de perguntas reforça essa sensação de assombro, mas também revela uma progressiva personificação do objeto observado: primeiro é apenas algo que se distingue, depois “parece olhar”, depois “tem o poder de persuadir”, até finalmente “bateu em minha porta”. A passagem do jardim para a porta é simbólica: o exterior invade o interior, o natural torna‑se íntimo, o objeto transforma‑se em presença. A segunda estrofe abandona a interrogação e assume um tom descritivo, quase laudatório, onde a enumeração de qualidades (“beleza agradável”, “cor brilhante”, “fragância memorável”, “perfume incomparável”) cria um crescendo sensorial. Há aqui uma intenção clara de construir uma imagem totalizante, onde o objeto — a rosa — é simultaneamente visual, olfativo e afetivo. A última linha da estrofe, “Com seu rosto amante!”, marca a transição definitiva da flor para a figura simbólica: já não é apenas uma rosa, mas uma entidade amorosa, um rosto, uma presença que devolve o olhar. A terceira estrofe assume o tom declarativo e confessional. A repetição de “Verdadeiramente” funciona como martelo rítmico, como afirmação insistente da autenticidade do sentimento. A progressão é lógica: entrou na vida, conquistou o coração, tornou‑se querida, tornou‑se “minha”. A posse aqui não é agressiva, mas afetiva, quase devocional. O fecho com “Rosa de Saron” desloca o poema para o campo simbólico e bíblico, evocando pureza, beleza sagrada e amor idealizado. É um gesto de elevação: a rosa concreta do jardim transforma‑se em arquétipo espiritual. Do ponto de vista formal, o poema trabalha com paralelismos e repetições que lhe conferem ritmo, embora por vezes a métrica oscile e algumas construções (“Que parece ohar para mim”) revelem pequenas falhas ortográficas que quebram a fluidez. A força do poema reside sobretudo na sinceridade emocional e na construção gradual da imagem: começa como flor, torna‑se presença, depois rosto, depois símbolo. Há uma coerência interna na ascensão do objeto poético, e essa ascensão é o verdadeiro movimento do texto.
Criado em: Hoje 16:27:46
|
|
|
|
||