83. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - jorgito.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de jorgito.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Meu outro amor verdadeiro

Quero escrever um poema,
falando dos meus amores,
preciso pensar no tema
para cantar meus senhores...

Para a verdade dizer
há uma senhora, primeiro,
que não consegue entender
meu outro amor verdadeiro:

Ele é alucinante
é meu amigo e é amante
pois tem um outro sabor...

Encheu-me a vida de brilho
pois se amo mulher e filho,
adoro o Computador!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2241 © Luso-Poemas

O poema constrói‑se como uma pequena narrativa confessional, onde o sujeito poético anuncia desde o início a intenção de falar “dos meus amores”. A abertura tem um tom quase metapoético: o eu lírico declara que quer escrever, mas precisa “pensar no tema”, como se o próprio ato de criação exigisse uma preparação ritual. Esta hesitação inicial cria um contraste interessante com o desfecho humorístico e irónico do poema.

A segunda quadra introduz a primeira figura amorosa — “uma senhora, primeiro” — que não compreende o “outro amor verdadeiro”. A escolha do termo “senhora” é deliberada: confere respeito, distância e formalidade, sugerindo que se trata de alguém importante, talvez a figura tradicional do amor conjugal. A tensão nasce precisamente dessa oposição: o amor legítimo, socialmente reconhecido, versus o amor inesperado, íntimo, quase clandestino, que o poema prepara para revelar.

A terceira quadra intensifica o jogo ambíguo. O “outro amor” é descrito com termos tipicamente associados à paixão humana: “alucinante”, “amigo”, “amante”, “outro sabor”. A linguagem é deliberadamente exagerada, quase paródica, como se o poema estivesse a brincar com os clichés do discurso amoroso. A expectativa do leitor é conduzida para a revelação de uma figura humana, talvez proibida, talvez secreta. O poema manipula essa expectativa com habilidade.

O fecho, porém, rompe a tensão com humor: “adoro o Computador!”. A surpresa funciona porque todo o poema foi construído para sugerir um triângulo amoroso tradicional, apenas para subverter essa leitura no último verso. A quebra de expectativa não é gratuita; revela algo sobre o sujeito poético: a sua relação com a tecnologia é tão intensa que rivaliza com os afetos humanos. O humor não elimina a sinceridade — pelo contrário, reforça‑a. Há uma verdade emocional por trás da brincadeira: a dependência afetiva, intelectual e até existencial que muitos têm com o computador.

Formalmente, o poema mantém um ritmo regular, com rimas simples e eficazes (“poema/tema”, “amores/senhores”, “dizer/entender”, “verdadeiro/sabor/amante/amigo”). A musicalidade aproxima‑o da tradição popular, mas o humor final desloca‑o para um registo contemporâneo, quase satírico. A estrutura em quadras reforça a sensação de narrativa curta, com preparação, desenvolvimento e punchline.

O poema funciona porque equilibra sinceridade e ironia. Não ridiculariza o sentimento, mas também não se leva demasiado a sério. A revelação final não destrói o tom amoroso — apenas o recontextualiza. O “computador” surge como símbolo de uma paixão moderna, tão intensa quanto as antigas, mas marcada pela solidão digital e pela intimidade silenciosa entre o sujeito e a máquina.

Criado em: Hoje 16:32:48

Links patrocinados