95. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - LuisAlbertoSilva.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de LuisAlbertoSilva.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Hoje acordei de um sonho lindo.
Um sonho que era tão real que parecia que não era sonho: Voce me beijava me dizia aquelas palvras que eu gosto de ouvis sussurrado no meu ouvido, com o um doce aroma do teu perfume misturado ao meu nos envolvendo.
Depois de ter passado a noite sonhado,eu acordei e percebo que o sonho era só mais um sonho dos muitos que tenho que todas as noites com você

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2859 © Luso-Poemas

Este poema regressa ao território do sonho amoroso, mas fá-lo de forma ainda demasiado literal, quase diarística, sem o trabalho de linguagem que permitiria transformar a experiência em matéria poética. A abertura é simples e direta, mas não cria atmosfera: “Hoje acordei de um sonho lindo” é uma frase que qualquer pessoa poderia dizer, e a poesia começa precisamente quando deixamos de dizer o que qualquer pessoa diria. A seguir, a tentativa de explicar que o sonho parecia real repete semanticamente a mesma ideia, sem lhe acrescentar tensão, imagem ou estranhamento. A poesia do sonho está na ambiguidade, no desvio, no que não se consegue explicar — e aqui tudo é explicado de forma demasiado transparente.

A parte central, onde surge o beijo, o sussurro e o perfume misturado, tem potencial sensorial, mas não é explorada com profundidade. O perfume poderia ser metáfora de presença, de memória, de ausência impregnada; o sussurro poderia ser trabalhado como ritmo, como sombra, como eco; o beijo poderia ser deslocado para uma imagem inesperada. Em vez disso, tudo aparece como relato direto, sem elaboração estética. Além disso, os erros ortográficos e a falta de pontuação quebram o ritmo e retiram autoridade ao texto — não por purismo, mas porque a forma interfere diretamente na respiração do poema.

O final tenta criar um efeito de melancolia, mas cai na repetição: “o sonho era só mais um sonho dos muitos que tenho todas as noites com você”. A duplicação de “sonho” e a explicação literal anulam o impacto emocional. Falta uma imagem final que cristalize a frustração, o desejo, a ausência. Falta uma torção, um gesto poético que transforme o sonho em símbolo, não apenas em narrativa.

Em suma, este poema tem emoção, mas falta-lhe linguagem. Tem matéria, mas falta-lhe forma. O sonho é um território fértil, mas aqui permanece apenas como relato íntimo, sem a transfiguração que distingue poesia de confissão. Com trabalho de ritmo, imagens e contenção, poderia ganhar outra dimensão.

Criado em: Hoje 10:29:28

Links patrocinados