107. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - vandapaz.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de vandapaz.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Estava frio,
escuro.
Meu corpo parecia
flutuar...
Não me sentia...
Apenas ouvia
uma respiração
que arfava
ruidosamente...
Sentia-me feliz,
lembro-me
de imaginar que seria
uma escultura,
pois não me conseguia mexer
nem sequer pestanejar.
Mas estava frio...
Muito frio...
Parecia que ouvia alguém
que me chamava...
Mas o ruído
da respiração
não me deixava ouvir
o que diziam...
Tentei abrir os olhos
e senti
uma mão quente
no meu rosto...
Sim... senti...
Estranho, pensei...
Percebi então
que a respiração era minha,
tentei acalma-la...
Foi então que ouvi o meu nome,
senti os braços,
as pernas...
E vi luz...
Acordei para a vida,
deixando
a escuridão da morte
para traz...
Aquela não era a minha hora...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=3603 © Luso-Poemas

Este poema constrói‑se como uma narrativa sensorial de limiar, um texto que se move entre a suspensão da consciência e o regresso ao corpo. A força do poema reside precisamente nessa oscilação: a voz lírica encontra‑se num território intermédio, onde o frio, a escuridão e a imobilidade funcionam como sinais de um quase‑desaparecimento. A abertura — “Estava frio, / escuro. / Meu corpo parecia / flutuar...” — estabelece de imediato um ambiente de desmaterialização, onde o corpo deixa de ser corpo e se torna sensação difusa. A fragmentação dos versos reforça essa perda de unidade: cada linha é uma respiração curta, um pensamento que mal se forma.

A ausência de movimento — “não me conseguia mexer / nem sequer pestanejar” — é tratada com sobriedade, sem dramatização excessiva, o que paradoxalmente intensifica o impacto. A comparação com uma escultura é eficaz: a rigidez, a forma fixa, a impossibilidade de ação. O poema trabalha bem essa tensão entre a consciência que permanece e o corpo que falha, criando um espaço de estranheza que não recorre a imagens grandiloquentes, mas a uma simplicidade quase clínica.

A respiração ruidosa, inicialmente percebida como externa, é um dos pontos mais fortes do texto. O momento em que a voz lírica compreende que o som é seu — “Percebi então / que a respiração era minha” — funciona como viragem narrativa e simbólica: o corpo, antes ausente, reaparece através do som, e o poema inicia o seu movimento de retorno. A mão quente no rosto introduz um contraste sensorial que quebra o domínio do frio e da escuridão; é o primeiro gesto de reconexão com o mundo.

A progressão para a luz é gradual e bem construída. O poema não precipita o despertar; deixa que o leitor acompanhe a recuperação dos sentidos — ouvir o nome, sentir os membros, ver luz. A sequência é coerente e cria um crescendo que culmina no verso mais explícito: “Acordei para a vida, / deixando / a escuridão da morte / para traz...”. A imagem é direta, talvez demasiado literal, mas compreensível dentro da lógica narrativa. A grafia “traz” deveria ser “trás”, e essa correção reforçaria a precisão formal que o poema merece.

O fecho — “Aquela não era a minha hora...” — devolve ao texto uma dimensão quase fatalista, mas sem dramatismo excessivo. Funciona como conclusão natural de uma experiência liminar, mantendo o tom introspectivo que percorre todo o poema.

Em termos formais, o uso de versos curtos, pausas e reticências cria um ritmo fragmentado que acompanha a oscilação entre consciência e inconsciência. A economia verbal é adequada ao tema, e a narrativa mantém coesão interna. O poema é eficaz na criação de atmosfera e na condução do leitor por uma experiência de quase‑morte sem recorrer ao sensacionalismo, sustentando‑se na sensorialidade e na progressão gradual do despertar.

Criado em: Hoje 9:44:03

Links patrocinados