108. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Ruben.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Ruben.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Passo à frente enquanto dou um passo atrás,
Neste mundo já nada me satisfaz,
Existia uma palavra e até essa perdeu significado
Amor e amizade, isso deixou de ser sagrado
Agora o que conta são atitudes
Não te quero ver diferente, espero que nunca mudes
Palavras nobres e honestas como o respeito
Sentimento recíproco de peito a peito
Palavras a eito
E este mundo nunca será perfeito
Enquanto pensarmos que ele um dia será.
O meu lamento abraça a minha tristeza
Nas minhas veias corre vida e eu esqueço
A razão pela qual fui colocado num berço
Trepei esta árvore até aqui… e que se partam os galhos todos.
Já me destruíram o jardim da mocidade,
A um jovem da minha idade,
Mas quanto mais frio é o Inverno,
Mais brotam as flores na primavera
E por vezes chega a ser uma longa espera,
O sarar de uma cratera
E um sorriso que desespera
Longe de tudo e de todos é automático
Como que um martelo pneumático
Sempre a mesma tecla não é melodia
Tocamos um dó, um ré, um sol que nasce e já é outro dia
Pensar naquilo que sentia
Sentir aquilo que queria,
Mas desta vez de verdade
E se for pedir muito… eu peço só metade.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=3618 © Luso-Poemas

O poema articula um discurso de desencanto que se equilibra entre a confissão íntima e a reflexão quase filosófica sobre o sentido da vida e das relações. A abertura — “Passo à frente enquanto dou um passo atrás, / Neste mundo já nada me satisfaz” — instala de imediato uma dialética de avanço e recuo, sugerindo estagnação existencial: o sujeito move‑se, mas não progride. A contradição interna do gesto é eficaz e dá o tom de todo o texto: um eu dividido entre desejo de mudança e sensação de impotência.

A secção inicial trabalha a crise de valores: “Existia uma palavra e até essa perdeu significado / Amor e amizade, isso deixou de ser sagrado”. A formulação é direta, quase coloquial, mas o efeito é forte — a perda de sacralidade do amor e da amizade traduz uma experiência de desilusão profunda. A passagem para “Agora o que conta são atitudes” marca um ponto de viragem lúcido: o eu poético abandona a confiança nas palavras e desloca o foco para a ação, o que dialoga ironicamente com o próprio ato de escrever o poema.

Há um jogo interessante entre ideal e real: “Não te quero ver diferente, espero que nunca mudes” convive com a consciência de que o mundo é imperfeito e de que a crença na sua perfeição futura é ilusória — “E este mundo nunca será perfeito / Enquanto pensarmos que ele um dia será.” Este verso é um dos mais fortes do poema: desmonta a esperança passiva e denuncia a ilusão como mecanismo de adiamento.

A imagem do “jardim da mocidade” destruído é feliz: condensa, numa metáfora simples, a perda de inocência e de possibilidades. O verso “Trepei esta árvore até aqui… e que se partam os galhos todos.” introduz uma nota de desafio quase autodestrutivo: o eu reconhece o risco, mas parece disposto a aceitá‑lo, como se a queda fosse preferível à imobilidade. Há aqui uma tensão entre resistência e cansaço que atravessa o poema.

A estrofe que convoca as estações — “Mas quanto mais frio é o Inverno, / Mais brotam as flores na primavera — introduz um contraponto de esperança, mas não ingênuo. A primavera não apaga o inverno; nasce dele. O poema reconhece que o “sarar de uma cratera” é lento, que “por vezes chega a ser uma longa espera”, e essa consciência do tempo da dor confere maturidade ao texto.

A secção final aproxima‑se de um fluxo de consciência ritmado: “Longe de tudo e de todos é automático / Como que um martelo pneumático / Sempre a mesma tecla não é melodia”. A comparação com o martelo pneumático é crua, urbana, ruidosa — uma boa imagem para a repetição mental exaustiva. O verso “Sempre a mesma tecla não é melodia” sintetiza, com precisão, a ideia de que a repetição do sofrimento não produz sentido, apenas desgaste.

O fecho — “Pensar naquilo que sentia / Sentir aquilo que queria, / Mas desta vez de verdade / E se for pedir muito… eu peço só metade.” — é ambíguo e eficaz. Há um desejo de autenticidade (“desta vez de verdade”), mas também uma redução das expectativas (“peço só metade”), que pode ser lida como humildade, resignação ou defesa. O poema termina num meio‑tom, sem catarse plena, o que é coerente com o desencanto que o atravessa.

Formalmente, o texto alterna entre rimas ocasionais e versos livres, com um ritmo próximo da oralidade. Algumas rimas são mais fortes (“Inverno/eterno” teria sido um caminho possível, por exemplo), mas as que existem — “automático/martelo pneumático”, “espera/cratera/desespera” — funcionam bem dentro da cadência escolhida. A voz é coesa, o campo semântico é consistente (mundo, jardim, inverno/primavera, música, berço, árvore), e o poema sustenta um tom de lamento lúcido, sem cair em dramatismo vazio.

Criado em: Hoje 9:46:50

Links patrocinados