112. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - VeraCarvalho. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de VeraCarvalho.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. E espero pela noite que me aquece minh’alma indigente implora o amor brando fluente em arco-íris de sonhos Traz o vento até mim inunda-me na essência das pétalas Ascende o calor da terra absorve o que em mim há de desejo Aclama o mar une-te a mim nas ondas deste corpo Envolve-me em ti despe-me em pedaços Acorrenta-te ao amor submete-me à sua servidão Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=3670 © Luso-Poemas O poema instala‑se num território de invocação sensorial onde os quatro elementos — noite, vento, terra, mar — funcionam como forças convocadas para reacender um corpo que se sente indigente, carente de calor e de pertença. Há uma pulsação telúrica que percorre o texto: cada estrofe é um chamamento, um pedido de fusão, como se a voz poética tentasse dissolver‑se no mundo para reencontrar a própria inteireza. A abertura é particularmente forte: “a noite que me aquece / minh’alma indigente implora”. A justaposição entre o calor nocturno e a indigência da alma cria um contraste expressivo, e o verso “fluente em arco‑íris de sonhos” acrescenta uma dimensão cromática que suaviza a dureza inicial, sem perder intensidade. A segunda estrofe, com o vento que traz e inunda, trabalha bem a ideia de impregnação: o sujeito não quer apenas ser tocado, quer ser preenchido. A imagem das pétalas é delicada, mas não decorativa; funciona como contraponto à densidade emocional, oferecendo leveza sem quebrar o tom. A seguir, a terra surge como fonte de calor e desejo, e aqui o poema ganha corpo: “absorve o que em mim há de desejo” é um verso eficaz, porque transforma o desejo em matéria que pode ser colhida, incorporada, devolvida. O mar, convocado a “aclamar”, introduz uma nota quase litúrgica. A união “nas ondas deste corpo” é uma das imagens mais bem conseguidas: o corpo torna‑se paisagem, movimento, fluxo. Há uma coerência interna entre os elementos: vento, terra, mar — todos convergem para a mesma operação de envolvimento, de despojamento, de entrega. A estrofe “Envolve‑me em ti / despe‑me em pedaços” é a mais arriscada, porque se aproxima de um léxico que poderia resvalar para o excesso. No entanto, o poema mantém‑se dentro de uma intensidade controlada: o despojamento em pedaços não é violência, é desmantelamento simbólico, uma forma de renascer pela fragmentação. O fecho — “Acorrenta‑te ao amor / submete‑me à sua servidão” — é forte, mas talvez o mais abrupto. A imagem da servidão amorosa é poderosa, embora um pouco mais dura do que o tom sensorial e fluido das estrofes anteriores. Ainda assim, funciona como culminar de uma escalada: depois de pedir que os elementos envolvam, aqueçam, inundem e unam, o sujeito entrega‑se totalmente ao amor como força maior. No conjunto, o poema é coeso, imagético, com boa cadência interna e um uso eficaz dos elementos naturais como extensões do desejo e da vulnerabilidade. A voz mantém uma intensidade lírica que não se perde em ornamentação, e a progressão emocional é clara e bem construída.
Criado em: Hoje 8:37:01
|
|
|
|
||