115. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Thathá. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Thathá.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Quimera, um sonho bom e profundo. Entre fadas e outros ternos seres Minha infância, cheia de prazeres, Um universo novo, meu mundo. Espera à tardinha me conhecer De minh'alma fica a lembrança. Ilusão, voltar a ter esperança. Algo só meu, estou a enaltecer. Pequenos seres, da palma da mão, Deitam em teu colo a me afagar. Ouço profundo o apelo do coração, Insistindo pra que eu volte a crer! Dos fantásticos sonhos vou lembrar. Para nesta vida poder sobreviver! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=3742 © Luso-Poemas Este poema constrói-se sobre a nostalgia de uma infância encantada, filtrada pela imaginação e pela memória afectiva. A escolha do título — “moça‑menina” — já anuncia a tensão central: a coexistência entre maturidade e inocência, entre o que se perdeu e o que ainda resiste como fulgor íntimo. Essa ambivalência é o ponto mais forte do texto, embora nem sempre plenamente explorado. A primeira quadra apresenta um cenário de fantasia (“fadas e outros ternos seres”), mas recorre a imagens convencionais, que funcionam mais como marcadores de género do que como invenção poética. A expressão “um universo novo, meu mundo” reforça a ideia de apropriação afectiva, mas carece de singularidade imagética — é uma formulação demasiado genérica para sustentar o tom de maravilhamento que o poema pretende. A segunda estrofe introduz um movimento interessante: a tarde como momento de revelação (“Espera à tardinha me conhecer”), mas a sintaxe torna-se algo opaca, sobretudo no verso “De minh’alma fica a lembrança”, que parece deslocado, como se faltasse uma ligação mais clara entre o sujeito e a experiência evocada. A rima “lembrança / esperança / enaltecer” cria musicalidade, mas também uma previsibilidade sonora que reduz a tensão poética. O terceto final é o mais conseguido. A imagem dos “pequenos seres, da palma da mão” tem delicadeza e concretude, e o gesto de “afagar” introduz uma fisicalidade que faltava às estrofes anteriores. O apelo do coração, “insistindo pra que eu volte a crer”, é simples mas eficaz, porque articula a fantasia com a necessidade de sobrevivência emocional — aqui o poema encontra o seu eixo: a imaginação não como fuga, mas como mecanismo de resistência. O último verso, “Para nesta vida poder sobreviver!”, é excessivamente explicativo, mas encerra coerentemente o percurso: a fantasia como abrigo, não como evasão. No conjunto, trata-se de um poema sincero, com momentos de verdadeira ternura imagética, mas que beneficiaria de maior contenção verbal e de metáforas menos convencionais, permitindo que a “moça‑menina” emergisse com uma identidade mais singular e menos dependente de símbolos já cristalizados.
Criado em: Hoje 8:07:02
|
|
|
|
||