121. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Cecilia Macedo. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Cecilia Macedo.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Se eu fosse um poema Seria mar e canção Se eu fosse poema Seria sol no coração Rimaria de várias formas Ao som da brisa do mar Faria quadras pequenas Bem dentro do teu olhar Poemas são como almas Falam de dor e paixão Transportam nas suas asas Um grande amor ou solidão Ser poeta é ser alguém Que vê o mundo sem olhar Sente sem ter sentidos E escreve sem pensar Se eu fosse poeta Um belo poema escreveria Usaria tinta e papel imaginário E assim só eu o leria Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=4055 © Luso-Poemas O poema constrói‑se como uma declaração identitária — “Se eu fosse um poema” — e desde o primeiro verso assume uma matriz lírica simples, luminosa, quase ingénua, que se apoia na musicalidade das imagens elementares: mar, canção, sol, coração. Essa abertura funciona como um autorretrato idealizado, onde o eu poético se projeta não como sujeito, mas como forma: o poema é aquilo que ele seria, e não o contrário. Há aqui uma inversão interessante, embora tratada com leveza: o poeta abdica da própria interioridade para se imaginar enquanto objeto estético. A repetição da estrutura condicional (“Se eu fosse…”) cria um ritmo de baloiço, mas também denuncia alguma redundância que, embora coerente com o tom, reduz a tensão interna do texto. A segunda estrofe é mais eficaz: “Rimaria de várias formas / Ao som da brisa do mar” articula bem a fusão entre técnica (rimar) e natureza (brisa), e a imagem “quadras pequenas / Bem dentro do teu olhar” é a mais forte do poema — desloca a escrita para o corpo do outro, transformando o olhar em página. Aqui surge finalmente uma metáfora com densidade, que abre espaço para uma leitura mais íntima e menos declarativa. A terceira estrofe tenta elevar o discurso para uma reflexão sobre a poesia em geral. “Poemas são como almas” é uma comparação clássica, quase escolar, mas ganha alguma vida com a enumeração “dor e paixão”, seguida da imagem das “asas”, que, embora convencional, mantém coerência com o tom leve e idealista do texto. Ainda assim, esta secção aproxima-se perigosamente do lugar‑comum, porque afirma mais do que mostra; descreve a poesia, mas não a encarna. A quarta estrofe é a mais conceptual e, paradoxalmente, a mais frágil. “Ser poeta é ser alguém / Que vê o mundo sem olhar / Sente sem ter sentidos / E escreve sem pensar” tenta criar um paradoxo existencial, mas a formulação acaba por soar abstrata demais, desligada da concretude imagética que o poema vinha construindo. A ideia é boa — o poeta como aquele que ultrapassa os limites sensoriais — mas a execução cai numa generalidade que não acrescenta profundidade. O fecho recupera a estrutura condicional inicial, mas com uma nuance: já não é “se eu fosse um poema”, mas “se eu fosse poeta”. A mudança é significativa, embora o desenvolvimento não explore essa diferença. A imagem do “papel imaginário” é interessante, porque sugere um poema secreto, íntimo, ilegível para o mundo, mas a frase final — “E assim só eu o leria” — fecha o texto num gesto demasiado literal, quando poderia ter deixado a ambiguidade trabalhar a favor do mistério. Em termos formais, o poema mantém regularidade rítmica, simplicidade vocabular e uma coerência temática que o torna fluido e acessível. Falta-lhe, porém, um grau maior de risco imagético ou conceptual; a maior parte das metáforas pertence ao repertório comum da poesia lírica, o que limita a singularidade da voz. Ainda assim, há momentos de brilho — sobretudo na segunda estrofe — que mostram onde o poema poderia aprofundar-se se ousasse mais.
Criado em: Hoje 7:50:55
|
|
|
|
||