145. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Paluska.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Paluska.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Nas profundezas do mais profundo
Da vida algo se esconde!
Um vazio enorme, um espaço não preenchido,
Algo inalcançável… um amor não correspondido.
Talvez seja apenas a minha medíocre imaginação
Que revela uma das suas ousadias
Jamais compreendidas.
Não! Não é possível continuar infeliz,
Não é possível que tudo se apresente obscuro.
Quero sair das trevas,
Deixar esta escuridão que me ofusca
E, saborear a divina luz de uma vida sã e humilde.

Deus, O criador do mundo
Criou o homem como um ser inacabado
Para que se autodestruísse.
E o que fez?
Autoconstruiu-se de uma forma mesquinha,
Ferindo o próximo,
Magoando todo aquele com que se depara-se,
Até mesmo os próprios pais.
E para quê tudo isto?
Só para se sentir o melhor!

Mas…
Talvez um dia compreenda que
O importante e o maravilhoso
De toda uma vida não é e nunca será
Sentir-se o melhor,
Mas sim fazer com que um outro alguém
Se sinta o melhor!...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=4835 © Luso-Poemas

A composição parte de um eixo clássico — o vazio existencial — mas não o trabalha como abismo simbólico; antes, como constatação emocional imediata. A abertura “Nas profundezas do mais profundo” revela um pleonasmo que, embora possa ser intencional para reforço enfático, aqui produz redundância e fragiliza o impacto inicial. O poema oscila entre a introspeção e a proclamação moral, mas sem uma transição orgânica: a primeira parte é confessional, marcada por um eu que se percebe incompleto, ferido, obscurecido; a segunda desloca-se abruptamente para uma reflexão teológica e antropológica que, pela brusquidão, parece pertencer a outro texto. A imagem do “vazio enorme” e do “amor não correspondido” é demasiado genérica para sustentar o peso metafísico que o poema tenta convocar; falta-lhe singularidade imagética, falta-lhe corpo. A frase “Talvez seja apenas a minha medíocre imaginação” introduz um tom autodepreciativo que poderia funcionar como ironia trágica, mas aqui surge sem elaboração, tornando-se apenas literal. O verso “Magoando todo aquele com que se depara-se” contém um deslize sintático (“com que se depara-se”), que quebra o fluxo e denuncia falta de revisão. A secção sobre Deus apresenta uma visão quase gnóstica — o Criador que fabrica o homem inacabado para que este se autodestrua — mas a formulação é demasiado direta, sem densidade simbólica, e a crítica ao humano (“mesquinha”, “ferindo”, “magoando”) recai num moralismo que empobrece a tensão poética. O poema recupera algum fôlego no final, quando desloca o foco do eu para o outro: “fazer com que um outro alguém se sinta o melhor” é a primeira imagem que sugere alteridade e não apenas lamento. Contudo, esta conclusão, embora ética, não é preparada estruturalmente; surge como resolução súbita, quase pedagógica, e não como consequência orgânica da travessia interior. Em suma, o texto tem impulso emocional, mas carece de rigor imagético, de coesão temática e de uma arquitetura interna que transforme a dor em forma. A matéria está lá — falta-lhe lapidação.

Criado em: Hoje 7:29:51

Links patrocinados