158. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Charlyane.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Charlyane.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Bem que eu vi, Bem-te-vi...
No despertar desta aurora
Um raio de sol encantado
No teu peito amarelado
A cor que me falta agora

Eu vivi, Bem-te-vi...
No teu canto, o explendor
No teu riso, a alegria
Na tua paz , a poesia
Nos teus olhos , o amor

E eu senti, Bem-te-vi...
Na tua vida, a confiança
Nas tuas asas, aconchego
Teu abraço, meu sossego !
Em tua vinda, a esperança

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5181 © Luso-Poemas

O poema organiza-se em três estrofes paralelas, cada uma iniciada por uma variação anafórica (“Bem que eu vi”, “Eu vivi”, “E eu senti”), criando uma estrutura de evocação progressiva. Essa repetição funciona como eixo rítmico e emocional, mas também revela uma dependência de fórmulas fixas que, embora eficazes na musicalidade, limitam a expansão imagética.

A presença do Bem‑te‑vi como figura central é o elemento mais interessante do texto. O pássaro funciona simultaneamente como metáfora afetiva e como entidade quase personificada, mas a construção permanece num registo de ternura literal, sem explorar a ambiguidade simbólica que a ave poderia oferecer — liberdade, distância, epifania, presságio. A imagem inicial, “Um raio de sol encantado / No teu peito amarelado”, é visualmente clara, mas aproxima-se do descritivo imediato, sem tensão ou estranhamento. A expressão “A cor que me falta agora” tenta introduzir perda, mas a formulação é genérica e não se articula com o resto da estrofe.

Na segunda quadra, o poema desloca-se para um campo emocional mais direto: “No teu canto, o esplendor / No teu riso, a alegria”. A enumeração cria um paralelismo simples, mas previsível; o uso de substantivos abstratos (“esplendor”, “alegria”, “poesia”, “amor”) aproxima o texto de um lirismo convencional, pouco imagético. A poesia surge nomeada, não construída; o amor é afirmado, não mostrado. Falta concretização sensorial que permita ao leitor experienciar, e não apenas reconhecer, o sentimento.

A terceira estrofe é a mais sólida do conjunto, sobretudo pela aproximação corporal: “Nas tuas asas, aconchego / Teu abraço, meu sossego”. Aqui, a fusão entre ave e figura afetiva ganha força simbólica, ainda que permaneça num registo suave e sentimental. O verso final, “Em tua vinda, a esperança”, encerra o poema com uma ideia clara, mas novamente abstrata; a esperança é afirmada, mas não dramatizada.

Formalmente, o poema tem musicalidade estável, com rimas simples e previsíveis, o que lhe confere fluidez mas também limita a complexidade. Há pequenos deslizes ortográficos (“explendor” → esplendor; espaços antes de vírgulas), que quebram a limpidez do conjunto. A repetição do nome da ave funciona como refrão emocional, mas o texto poderia beneficiar de maior variação imagética e de um aprofundamento simbólico que ultrapassasse o registo declarativo.

No conjunto, trata‑se de um poema de ternura direta, eficaz na sua simplicidade, mas ainda preso a abstrações e a imagens convencionais. A figura do Bem‑te‑vi tem potencial para um tratamento mais ambíguo, mais metafórico, mais inesperado — algo que permitiria ao texto ganhar densidade e singularidade.

Criado em: Hoje 7:01:46

Links patrocinados