159. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Ana_Cardoso. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Ana_Cardoso.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Contando pelos dedos os dias que já vivi... As histórias que ouvi... Os sorrisos que dei e as lágrimas que caíram... Contando bem... São já muitos esses pequenos pedacinhos de mim... São tantos ou tão poucos que os guardei... Dentro de uma caixinha pequenina... Porque alguns permanecem iguais, outros ainda crescem ... Há dias em que sou a mais brava das almas... Guerreira ... quase selvagem... Num misto de exotismo e coragem... Há outros, em que fico quieta no meu canto... Choro cada pranto... E sinto-me o ser mais minúsculo... Frágil, indefesa ... sem saber para onde ir... Nessas alturas lembro ... que o tempo é por vezes cruel... Teima em correr ... e coisas que eu pensei viver ... Não vieram ... Não vieram, mas veem um dia ... Só não sei para quando a alegria, de os ver chegar... Hoje, sinto-me assim ... Frágil e indefesa, como uma pequena presa ... pronta a ser atacada ... E no coração que é do tamanho do Mundo... Não cabe nada... de apertadinho que está... Os meus dias de Mulher ... as minhas coisas ... os meus segredos ... Misto de sedução e carinho ... Guardo aqui num cantinho ... para te dar ao amanhecer ... São assim ... Os meus dias de Mulher!!! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5230 © Luso-Poemas O texto apresenta-se como um fluxo confessional, híbrido entre prosa poética e verso livre, sustentado por uma voz que oscila entre força e vulnerabilidade. A estrutura é deliberadamente fragmentada, com frases curtas, reticências e interrupções que procuram mimetizar o pensamento em movimento. Essa escolha cria proximidade emocional, mas também introduz irregularidades rítmicas que, por vezes, dispersam a intensidade que o texto tenta construir. A abertura — “Contando pelos dedos os dias que já vivi…” — é eficaz enquanto gesto inaugural, mas recorre a uma expressão muito comum, que não acrescenta singularidade imagética. O mesmo acontece com “As histórias que ouvi… / Os sorrisos que dei e as lágrimas que caíram…”: a enumeração é emocionalmente clara, mas permanece no plano do genérico, sem concretização sensorial ou simbólica. A ideia da “caixinha pequenina” onde se guardam memórias é uma metáfora recorrente na literatura sentimental; funciona, mas não surpreende. A secção central, onde a voz se descreve como “a mais brava das almas… Guerreira… quase selvagem…”, introduz um contraste interessante com a fragilidade posterior. Contudo, a construção apoia-se em adjetivos previsíveis (“brava”, “selvagem”, “frágil”, “indefesa”), que descrevem mas não revelam. Falta imagem, falta gesto, falta corpo. A força e a vulnerabilidade são afirmadas, mas não dramatizadas. A repetição de reticências, embora coerente com o tom confessional, torna-se excessiva e dilui o impacto. O trecho “o tempo é por vezes cruel… Teima em correr… e coisas que eu pensei viver… Não vieram…” tem maior densidade emocional, mas ainda se apoia em abstrações. A frase “Não vieram, mas vêm um dia…” tenta recuperar esperança, mas a oscilação entre desânimo e expectativa não é trabalhada simbolicamente; surge como afirmação direta, não como construção poética. A imagem da “pequena presa… pronta a ser atacada…” é mais concreta e mais eficaz, mas surge de forma abrupta, sem preparação imagética que a torne orgânica. O verso seguinte — “E no coração que é do tamanho do Mundo… Não cabe nada…” — tenta um paradoxo emocional, mas a formulação é demasiado literal e aproxima-se do cliché. A secção final — “Os meus dias de Mulher… as minhas coisas… os meus segredos…” — procura condensar identidade, sensualidade e intimidade, mas recorre novamente a abstrações (“sedução”, “carinho”) que não se materializam em imagens. A promessa final — “para te dar ao amanhecer…” — sugere entrega e renovação, mas o fecho com “São assim… Os meus dias de Mulher!!!” utiliza pontuação enfática que quebra a contenção poética e aproxima o texto de um registo mais declarativo e menos literário. Em termos formais, o texto oscila entre prosa e verso sem estabelecer um ritmo consistente. As reticências são usadas como recurso emocional, mas em excesso tornam-se muleta estilística. Há também pequenas inconsistências de pontuação e espaçamento que prejudicam a fluidez. No conjunto, trata-se de um texto emocionalmente transparente, mas ainda dependente de abstrações e de imagens convencionais. A força está na oscilação entre coragem e fragilidade, mas essa tensão poderia ser explorada com maior densidade simbólica, menos explicação e mais construção imagética.
Criado em: Hoje 7:04:41
|
|
|
|
||