162. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - goretidias.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de goretidias.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Oferece-me as cores das tuas palavras,
Humedece a brisa da minha alma,
Passeia a tua folhagem de letras
Na pele das minhas pálpebras,
E deixa-me ler os gritos do teu coração!
Nos teus dedos, transporta a tua boca,
Vem procurar a minha e rouba-me suspiros!
Dilui a paixão que fizemos acontecer
Ou deixa fluir a seiva que brota de nós!
Sacia as minhas loucuras secretas,
Mistura-te comigo,
Em tons e cheiros
De mar imenso!
Enlaça as tuas pernas nas minhas,
Sê a minha raiz
E o meu veleiro!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5324 © Luso-Poemas

O poema abre-se como um convite táctil, quase sinestésico, onde as “cores das tuas palavras” instauram desde o início uma fusão entre linguagem e corpo, e essa fusão é o motor de toda a composição. Há uma suavidade inicial que se apoia na imagem da brisa humedecida e da folhagem de letras que passeia pelas pálpebras, e essa escolha imagética cria um campo sensorial que não é agressivo, mas envolvente, como se a palavra tivesse textura e temperatura próprias. O verso “deixa-me ler os gritos do teu coração” desloca o poema para uma intensidade emocional mais alta, mas mantém a coerência com o tom anterior, porque o grito aqui não é violência: é revelação, é interioridade exposta.

A segunda secção, quando os dedos transportam a boca, introduz uma metáfora corporal que funciona bem pela sua estranheza: não é literal, mas também não é abstrata, e cria uma espécie de deslocamento anatómico que reforça a ideia de que o desejo reorganiza o corpo. O pedido para “roubar suspiros” mantém a leveza, mas já anuncia a passagem para um campo mais físico, que se confirma quando a paixão se dilui ou a seiva flui — imagens vegetais que sustentam a organicidade do poema, embora a palavra “seiva” seja uma das mais previsíveis dentro deste campo metafórico e, por isso, menos surpreendente do que outras que o texto já tinha conseguido.

A partir de “Sacia as minhas loucuras secretas”, o poema entra num território mais íntimo, mas sem ultrapassar a fronteira do explícito; mantém-se no plano simbólico, onde o corpo é sugerido por gestos e não por descrição. A mistura “em tons e cheiros de mar imenso” é eficaz porque o mar, aqui, não é apenas cenário: é amplitude, é movimento, é respiração larga, e essa expansão contrasta com a contenção dos versos iniciais, criando um arco emocional que cresce sem perder coesão. O enlaçar das pernas surge como culminação natural desse crescendo, e a imagem final — raiz e veleiro — é talvez a mais interessante do poema, porque junta fixação e deslocamento, estabilidade e viagem, como se o outro fosse simultaneamente porto e impulso, chão e vento.

Há, no entanto, momentos em que o poema se aproxima demasiado de um lirismo convencional, sobretudo nas expressões que já pertencem ao repertório comum da poesia amorosa e que, por isso, não acrescentam densidade (“suspiros”, “paixão que fizemos acontecer”). A força do texto está nas imagens que arriscam uma estranheza controlada — a folhagem de letras, os dedos que transportam a boca, o corpo que se torna raiz e veleiro — e sempre que o poema se afasta desse risco, perde um pouco da singularidade que o distingue.

O ritmo é fluido, sustentado por versos curtos que respiram bem e permitem que cada imagem se instale sem pressa. A pontuação mínima favorece essa fluidez, embora alguns versos pudessem ganhar maior tensão se houvesse interrupções mais abruptas. A musicalidade é suave, sem excessos, e a repetição de sons líquidos reforça a atmosfera marítima que se instala na segunda metade.

Criado em: Hoje 6:40:58

Links patrocinados