179. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Geninha. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Geninha.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Oh! Meu pobre coração esta vazio Chorando lagrimas de amor e solidão Meu olhar hoje triste está cansado de tanta escuridão! Tua luz outrora era meu esplendor hoje é motivo de tanta dor. sinto ainda ondulante no pensamento tua alma como um calor tua presença sendo uma cor num mundo que hoje me tras tanta dor. Sinto a falta dos teus beijos, Sinto a falta do teu calor, onde andas meu amigo, onde estas meu amor. Do carinho à alegria é um passo de magia, da ternura à fantasia, és quem me causa alegria, foste uma canção de paixão que me tocou o coração que hoje chora de desilusão. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=6290 © Luso-Poemas Este poema inscreve-se num registo lírico tradicional, marcado pela confissão directa, pela dor amorosa e pela musicalidade simples. A força do texto reside na sinceridade emocional e na cadência quase cantável dos versos, mas essa mesma simplicidade, quando não controlada, aproxima-o de um sentimentalismo previsível que reduz a densidade poética. O primeiro verso — “Oh! Meu pobre coração está vazio” — estabelece de imediato o tom elegíaco, mas a exclamação inicial e o adjetivo “pobre” colocam o poema num terreno demasiado declarativo. A imagem “chorando lágrimas de amor e solidão” é coerente com o campo semântico, mas é também uma fórmula muito usada, que não acrescenta singularidade. O verso “meu olhar hoje triste está cansado / de tanta escuridão” funciona melhor: há aqui uma fusão entre visão e desgaste que cria uma imagem mais concreta e menos abstrata. O segundo movimento introduz a oposição entre passado luminoso e presente doloroso: “Tua luz outrora era meu esplendor / hoje é motivo de tanta dor.” A antítese é clara, mas demasiado literal. Falta-lhe uma imagem que corporize essa transformação — a luz que se torna sombra, o brilho que se torna ferida — algo que dê corpo à mudança. A sequência seguinte (“sinto ainda ondulante no pensamento / tua alma como um calor / tua presença sendo uma cor”) é mais interessante: a ondulação do pensamento e a sinestesia entre alma, calor e cor criam um efeito sensorial mais rico. Contudo, a repetição de “dor” no final do verso 8 empobrece o ritmo e cria redundância. O terceiro movimento — “Sinto a falta dos teus beijos, / sinto a falta do teu calor” — retoma a anáfora, mas sem variação suficiente para justificar a repetição. A pergunta “onde andas meu amigo, onde estás meu amor” tem força dramática, mas o paralelismo “amigo / amor” poderia ser explorado com mais subtileza, pois abre uma tensão interessante entre afecto e desejo que o poema não desenvolve. A estrofe final tenta recuperar musicalidade com rimas internas (“carinho / alegria / magia / fantasia”), mas o efeito é mais mecânico do que orgânico. A enumeração cria ritmo, mas não acrescenta novas camadas de sentido. O fecho — “foste uma canção de paixão / que me tocou o coração / que hoje chora de desilusão” — é coerente com o tom geral, mas demasiado previsível. A metáfora da canção é eficaz, mas o poema poderia ter arriscado uma imagem menos convencional para encerrar. Em síntese: o poema tem sinceridade, ritmo e coerência emocional, mas falta-lhe risco imagético e contenção. Quando abandona as fórmulas e se aproxima de imagens sensoriais — ondulação, calor, cor — torna-se mais vivo. Quando recorre a expressões demasiado comuns, perde densidade. Há matéria emocional forte, mas ainda por lapidar.
Criado em: Hoje 9:59:53
|
|
|
|
||