190. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - AdrianaPé-Leve. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de AdrianaPé-Leve.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Eu poeta nunca fui Aqui ou em qualquer lado Vens bater a ruim porta Deves de vir enganado Eu sempre andei nas conquistas Cá na minha mocidade Eu até tinha vaidade De acompanhar com os fadistas Nunca gostei de dar nas vistas Hoje sou o que sempre fui Quando um dizia chui Eu batia logo o pezinho E eu sempre dei um jeitinho Eu poeta nunca fui. Sou um reles improvisador E digo isto com liberdade Acredita que é verdade Também não sou professor Já fiz obras de valor Até já fui premiado Mas hoje sinto-me cansado Mas tenho esta opinião Defender a minha missão Aqui ou em qualquer lado. Muitas vezes fui convidado E para o canto do fadinho E bebendo o meu copinho Com os amigos ao meu lado Eu sempre tenho esperado Pela vitória ou derrota A mim pouco me importa Que venhas armado em vaidoso Se viestes aqui para o gozo Vens bater a ruim porta. Eu digo-te devagarinho Devagarinho eu consigo Se te queres dar bem comigo Manda vir mais um copinho Quando me vejo sozinho Sinto-me um pouco isolado E às vezes fico zangado Derivado ao meu proceder Se vieste aqui para aprender Deves de vir enganado. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=6644 © Luso-Poemas O poema assume desde o primeiro verso uma estratégia de negação identitária — “Eu poeta nunca fui” — que funciona simultaneamente como defesa, provocação e máscara. Esta recusa inicial não é ingénua: estabelece um jogo retórico em que a voz poética se desvaloriza para, paradoxalmente, afirmar a sua própria legitimidade. O texto inscreve-se na tradição popular do improviso, do fado, da quadra rimada, e utiliza essa matriz para construir uma persona que se apresenta como humilde, mas que domina perfeitamente os códigos da oralidade poética. A estrutura estrófica é regular, com rimas simples e cadência marcada, aproximando-se do universo do fado vadio e da poesia improvisada. O ritmo é oral, quase conversado, e o poema parece feito para ser dito, não apenas lido. Há uma musicalidade evidente na repetição de expressões como “devagarinho”, “copinho”, “ruim porta”, que reforçam o tom coloquial e a autenticidade da voz. Esta escolha estilística é coerente com o tema: o sujeito não se reivindica poeta erudito, mas sim alguém que viveu a poesia no convívio, na taberna, na noite, no improviso. O texto constrói uma narrativa autobiográfica ficcionada, onde a juventude, a boémia e o fado surgem como elementos formadores. A referência aos fadistas, ao “pezinho”, ao “copinho”, cria um cenário cultural reconhecível, quase pitoresco, mas nunca caricatural. A voz poética reivindica experiência, não técnica; vivência, não escola. A frase “Também não sou professor” reforça esta oposição entre saber académico e saber vivido, entre teoria e prática. Há um jogo interessante entre humildade e orgulho. O sujeito diz-se “reles improvisador”, mas logo afirma ter sido premiado. Diz-se cansado, mas mantém a convicção na sua “missão”. Esta oscilação cria uma personagem complexa, que se esconde atrás da modéstia para melhor afirmar a sua autenticidade. O refrão implícito — “Eu poeta nunca fui” — funciona como ironia estrutural: só alguém profundamente consciente da sua voz poética sentiria necessidade de negar o título. A relação com o interlocutor é outro ponto forte. O poema é dialogado, quase performativo. O “tu” é tratado com desconfiança, como alguém que chega “armado em vaidoso” ou “para o gozo”. Esta tensão cria um ambiente de taberna, de duelo verbal, onde a poesia é arma e defesa. A expressão “Vens bater a ruim porta” é particularmente eficaz: estabelece fronteira, território, pertença. O eu poético defende o seu espaço simbólico — o fado, o improviso, a camaradagem — contra a ameaça do intruso. Do ponto de vista formal, o poema mantém coerência métrica relativa, embora não rígida, o que é adequado ao género. As rimas são funcionais, não ornamentais, e servem o tom popular. A linguagem é simples, mas não pobre; há expressões idiomáticas bem colocadas e um domínio claro da oralidade poética. O uso de repetições (“devagarinho”, “copinho”, “aqui ou em qualquer lado”) reforça o carácter performativo e aproxima o texto da cantiga improvisada. O final retoma o verso inicial — “Deves de vir enganado” — fechando o poema em círculo e reforçando a ideia de que o eu poético controla a cena desde o início. A estrutura circular dá ao texto uma sensação de completude, como se a performance tivesse começado e terminado no mesmo gesto de afastamento irónico. Em síntese, trata-se de um poema que trabalha com mestria a persona do poeta‑não‑poeta, do improvisador que se desvaloriza enquanto afirma a sua identidade artística. A força reside na oralidade, na construção de um cenário cultural reconhecível e na ironia que atravessa todo o texto. É um poema que se lê, mas sobretudo se ouve — e que encontra na voz o seu verdadeiro território.
Criado em: Hoje 10:04:06
|
|
|
|
||