191. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Soledade.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Soledade.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

O amor chegou-te como um vento
dizes tu
um sopro cálido na pele um arrepio
incauto
depois giraste sobre o teu eixo
e originaste o tornado só
do epicentro ergueste as vagas
e salpicaste de espuma e sal
as folhas
sonolentas do teu largo
e dos teus sonhos magoados
Mas eu
que tenho a ver com tudo isso
eu nunca soprei para o teu lado

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=6688 © Luso-Poemas

O poema abre com uma imagem meteorológica — “o amor chegou‑te como um vento” — que estabelece de imediato o campo metafórico dominante: o amor como fenómeno atmosférico, imprevisível, instável, capaz de tocar, arrepiar, deslocar e devastar. A escolha do vento como agente inicial é eficaz porque sugere simultaneamente leveza e força, algo que começa como sopro e pode transformar‑se em tempestade. A voz poética, porém, distancia‑se desde o início: o amor chega “a ti”, não “a nós”, e essa assimetria será o eixo do poema.

A estrutura é fragmentada, com versos curtos, quebras abruptas e ausência de pontuação, criando um fluxo descontínuo que imita o próprio movimento do vento e do tornado que se anuncia. A cadência é irregular, mas intencional: o poema respira em sobressaltos, como se acompanhasse a instabilidade emocional do “tu”. A economia verbal reforça a tensão: cada verso funciona como unidade isolada, quase sílaba emocional.

A transformação do sopro em tornado é o ponto de viragem. O poema desloca a responsabilidade do fenómeno para o próprio “tu”: “depois giraste sobre o teu eixo / e originaste o tornado só”. Esta formulação é particularmente interessante porque recusa a ideia de amor como força externa e inevitável; aqui, o caos é autogerado. O “tornado só” é uma imagem forte, que sugere solidão, autodestruição e movimento centrífugo. O poema não descreve o amor como encontro, mas como tempestade interior.

A sequência imagética que se segue — “do epicentro ergueste as vagas / e salpicaste de espuma e sal / as folhas sonolentas do teu largo” — é uma das mais ricas do texto. A fusão entre elementos marítimos e atmosféricos cria um cenário híbrido, quase surreal, onde o corpo emocional do “tu” se torna paisagem. As “folhas sonolentas” introduzem uma nota de quietude perturbada, como se o tornado tivesse invadido um espaço que não estava preparado para a violência. Há aqui um contraste eficaz entre o repouso e a convulsão.

A entrada do “eu” é tardia e abrupta: “Mas eu / que tenho a ver com tudo isso”. Esta quebra é estruturalmente decisiva. O poema, até então descritivo, torna‑se confrontativo. A voz poética recusa o papel de cúmplice, de causa ou de destinatário do tumulto emocional do outro. O verso final — “eu nunca soprei para o teu lado” — é seco, quase cruel, e funciona como anticlímax deliberado. Depois de toda a construção imagética, o poema termina num gesto de desresponsabilização que desmonta a narrativa romântica tradicional.

Este final é particularmente eficaz porque subverte a expectativa: o leitor espera que o “eu” se envolva, que reconheça o vínculo, que assuma alguma participação no fenómeno amoroso. Em vez disso, o poema afirma distância, quase indiferença. A força está precisamente nessa recusa: o “eu” não é vento, não é causa, não é epicentro. É apenas testemunha — e talvez alvo involuntário — do tornado emocional do outro.

Do ponto de vista formal, o poema é coeso. A ausência de maiúsculas iniciais reforça a fluidez e a intimidade, enquanto a quebra brusca no final cria um efeito de choque. A linguagem é precisa, sem excessos, e as imagens são bem articuladas, com coerência interna entre vento, rotação, vagas, espuma e folhas. Há uma contenção que funciona a favor do texto: nada é dito a mais, e o silêncio entre os versos é tão expressivo quanto as palavras.

Em síntese, trata-se de um poema que explora com maturidade a assimetria amorosa, recusando sentimentalismos e construindo uma paisagem emocional onde o “tu” é tempestade e o “eu” é fronteira. A força reside na economia verbal, na consistência imagética e na coragem de terminar num gesto de afastamento que reconfigura todo o texto retroativamente.

Criado em: Hoje 10:06:55

Links patrocinados