193. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Joaquim.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Joaquim.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Deste-me um ramo de flores,
Um dia ofereceram-me uma rosa,
Hoje deste-me tulipas
Brancas e amarelas
E eu retribuí com um sorriso
Meu
Genuíno
Singular
Que ao contrário das flores
Não vai murchar
A não ser que te esqueças de o regar!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=6769 © Luso-Poemas

O poema constrói-se sobre uma economia verbal eficaz, sustentada por uma progressão imagética simples — flores oferecidas, sorriso retribuído — que funciona como eixo simbólico entre efemeridade e permanência. A abertura (“Deste-me um ramo de flores”) estabelece um gesto concreto, quotidiano, quase narrativo, que se desdobra em variações (“uma rosa”, “tulipas / Brancas e amarelas”), criando uma gradação cromática e emocional. A enumeração, embora breve, confere ao texto uma sensação de continuidade temporal, como se cada flor fosse um capítulo de uma relação.

A secção central, marcada pela verticalização dos versos (“Meu / Genuíno / Singular”), introduz uma pausa rítmica deliberada. Este desmembramento cria um efeito de ênfase, mas também de fragilidade exposta: o sorriso é apresentado como algo que se ergue isolado, palavra a palavra, quase como pétalas separadas. A manobra funciona, mas poderia ganhar ainda mais força se houvesse uma tensão sonora ou semântica entre os três adjetivos; aqui, a tríade é coerente, mas previsível, e o impacto depende sobretudo da disposição gráfica.

A comparação final — “Que ao contrário das flores / Não vai murchar / A não ser que te esqueças de o regar!” — introduz um movimento de retorno ao motivo inicial, fechando o poema com uma metáfora clara e acessível. A eficácia reside na inversão: o sorriso, que deveria ser imaterial, é tratado como organismo vivo; as flores, que são frágeis, tornam-se o termo de contraste. O verso final, com a advertência condicional, desloca o poema do campo da contemplação para o da responsabilidade afetiva. Há aqui um leve tom lúdico, quase infantil, que suaviza a tensão sem a eliminar.

Do ponto de vista formal, o poema mantém coerência, mas há pequenas oscilações de ritmo que poderiam ser afinadas: a alternância entre versos longos e curtos é expressiva, mas por vezes quebra a cadência sem necessidade. Ortograficamente está correto; apenas sugeriria evitar a repetição demasiado próxima de “deste-me” e “deste-me”, que cria um eco não intencional — uma variação verbal ou sintática poderia enriquecer a textura.

No conjunto, o texto funciona como miniatura lírica: breve, imagético, centrado num gesto afetivo e numa metáfora orgânica. A força está na simplicidade controlada e na clareza emocional, sem excessos sentimentais.

Criado em: Hoje 7:08:17

Links patrocinados