212. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - romeoal. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de romeoal.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Fui apedrejada até à morte, por amar em redundância. Não chorem por mim agora, nem sintam piedade, agora não vale a pena. Já o meu sangue escorre nas mãos dos maiores prevaricadores. Nasci para ser vendida e não amada, é o que manda a religião xiita, desobedeci às leis malignas da loucura humana. Mataram-me à pedrada no meio daquela rua de miséria e fanatismo, onde já não resta mais nada...só poeira e guerra. Agora não precisam tentar julgar os culpados, sempre fomos assim tratadas e o mundo, a corja humana só se preocupa com a política e o poder. Já passou a era de Maria Madalena, alguém a salvou! Aqui todos que passavam riam-se, enquanto o meu sangue se espalhava em volta do meu corpo agonizante. Morri feliz, porque morri por amor. Guardem as lágrimas e acabem com esta dor, libertem as mulheres deste fanatismo selvagem e aprendam com isto a terem coragem. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=7631 © Luso-Poemas Este poema inscreve‑se na tradição da denúncia trágica, onde a voz poética fala já desde a morte, convertendo o corpo destruído em testemunho. A escolha de uma narradora que relata o próprio apedrejamento não é mero artifício dramático: é um gesto político e literário que desloca o foco da violência para a consciência da vítima. A morte não é o fim do discurso; é o ponto de partida. O poema, assim, transforma‑se numa elegia insurgente. A abertura — “Fui apedrejada até à morte, por amar em redundância” — condensa a lógica absurda da punição: o amor como crime, a repetição do amor como agravante. A expressão “amar em redundância” é particularmente eficaz: sugere excesso, transgressão, mas também a ideia de que amar mais do que uma vez, ou amar fora da norma, é suficiente para justificar a execução. A economia desta formulação dá ao poema uma força imediata. A voz poética recusa a vitimização sentimental: “Não chorem por mim agora, nem sintam piedade”. Esta recusa funciona como estratégia de dignidade e como acusação. A vítima não pede compaixão; expõe a hipocrisia dos que só lamentam depois do sangue derramado. O poema desloca a responsabilidade para “os maiores prevaricadores”, uma expressão que não nomeia indivíduos, mas sistemas — religiosos, patriarcais, políticos. A referência explícita à “religião xiita” deve ser lida com cuidado literário: não como ataque a um grupo religioso, mas como representação de um contexto específico de opressão. O poema opera no campo simbólico da crítica ao fanatismo e à violência institucionalizada, não na generalização cultural. A força do texto está precisamente na denúncia da instrumentalização da fé para justificar a brutalidade. A imagem da rua — “miséria e fanatismo, onde já não resta mais nada... só poeira e guerra” — cria um cenário quase bíblico, árido, desumanizado. A rua torna‑se palco ritual, onde a morte da mulher é simultaneamente espetáculo e advertência. O verso “Aqui todos que passavam riam‑se” é um dos mais fortes do poema: a indiferença transforma‑se em cumplicidade, e o riso torna‑se arma. A evocação de Maria Madalena introduz uma camada intertextual: a mulher que, no imaginário cristão, foi salva da lapidação. O contraste é devastador: “Já passou a era de Maria Madalena, alguém a salvou!” — aqui, ninguém salva ninguém. A ausência de salvador é a denúncia. O fecho — “Morri feliz, porque morri por amor” — é ambíguo e deliberadamente provocador. Não romantiza a morte; subverte a lógica do opressor. A narradora reivindica a última palavra, transformando o motivo da condenação no motivo da sua dignidade. O apelo final — “libertem as mulheres deste fanatismo selvagem e aprendam com isto a terem coragem” — desloca o poema do lamento para o manifesto. Formalmente, o texto é coeso, com um tom narrativo que se aproxima da crónica testemunhal. A linguagem é directa, sem metáforas ornamentais, o que reforça a gravidade do tema. Há pequenas questões formais (“a corja humana” é expressão forte mas algo genérica; “fanatismo selvagem” poderia ganhar mais precisão imagética), mas nada que comprometa a integridade do poema. Em síntese, trata‑se de um texto que articula violência, denúncia e transcendência, dando voz a quem, na realidade histórica, raramente a tem. A força está na fusão entre testemunho e acusação, entre tragédia e resistência.
Criado em: Hoje 19:07:43
|
|
|
|
||