215. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - claraflordemaio. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de claraflordemaio.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Tenho medo disso que grita comigo, vindo de dentro do meu próprio peito! Sou covarde assim, exageradamente protetora do meu orgulho ferido; eu nunca sei dizer não ao meu coração... e sempre acabo ficando calada, ouvindo ele implorar p q eu não resista... Estou morrendo, com meu coração nos braços e não posso fazer nada, posso apenas calar, pra tentar ouviro q Deus tem pra dizer nessas horas. Vou caminhando devagar levando dentro de mim o q sempre foi teu e agora vai me fazer chorar dois ou três meses, até q algum dia eu lembre q vivi ao teu lado mesmo ñ estando e estando sempre em pensamentos... Tenho os braços do sofá, cariciando os meus cabelos... eles me entendem, eles sabem de tudo, até das coisas q não contei pra mim; tenho Marisa, Djan e Chico distraindo a dor q vc deixou sem perceber q estava pisando em meus sonhos mais secretos e verdadeiros; Eu não posso continuar assim... Feito essa q me faz voar tão livre feitos as andorinhas naquela velha quadra. Meu coração morreu Depois de ter dito a vc suas primeiras palavras Morreu levando o teu silêncio Que virou as costa pra essas coisas q foram tão importantes ao que me trouxe até aqui... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=7928 © Luso-Poemas Este texto abandona a contenção dos dois anteriores e mergulha num registo confessional, quase diarístico, onde a voz poética se expõe sem filtro, oscilando entre fragilidade, desespero e uma espécie de lucidez resignada. A força do poema está precisamente nessa oscilação: não há uma linha emocional estável, mas um movimento contínuo entre medo, entrega, silêncio, memória e perda. O verso inicial — “Tenho medo / disso que grita comigo, / vindo de dentro do meu próprio peito” — estabelece de imediato o conflito interno: o inimigo não é externo, é íntimo, visceral, impossível de calar. O poema constrói‑se sobre essa interioridade tumultuada. A linguagem é deliberadamente coloquial, com abreviações, marcas de oralidade, hesitações, e isso cria uma textura de urgência, como se o texto fosse escrito no exato momento da dor. Essa escolha estilística funciona porque reforça a autenticidade da voz, embora por vezes fragilize a densidade poética — há momentos em que a informalidade aproxima o poema mais da confissão do que da elaboração literária. Ainda assim, a sinceridade do tom sustenta a peça. A imagem do coração nos braços é uma das mais fortes do poema: é simultaneamente literal e simbólica, evocando vulnerabilidade extrema, quase uma cena de maternidade invertida — o eu lírico carrega o próprio órgão ferido, impotente para o salvar. A entrada de Deus no texto não é religiosa, mas desesperada: não há fé, há tentativa de escuta num vazio. A memória do amor surge como um fardo prolongado (“dois ou três meses”), mas também como uma presença constante, mesmo quando o amado não está. A solidão é preenchida por objetos — o sofá que acaricia, a música que distrai — e essa personificação dos elementos quotidianos é um dos pontos mais interessantes do poema: o mundo físico torna‑se cúmplice da dor, testemunha silenciosa do que não foi dito. A última secção é a mais intensa: a morte simbólica do coração após pronunciar “as primeiras palavras” ao outro, seguida pelo silêncio recebido em troca. Aqui o poema atinge o seu núcleo trágico: a comunicação falhada, o gesto amoroso que não encontra eco, a importância que o eu atribui ao que o outro tratou como irrelevante. O final é duro, mas coerente com o percurso emocional: não há catarse, apenas constatação. O texto poderia ganhar força com maior contenção imagética — há momentos em que a dor se repete sem acrescentar nova camada — mas a voz é consistente, o ritmo é orgânico e a vulnerabilidade é trabalhada com autenticidade. É um poema que vive do excesso emocional, e é nesse excesso que encontra a sua verdade.
Criado em: Hoje 17:06:39
|
|
|
|
||