216. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - anjinho_perdido.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de anjinho_perdido.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Sou uma folha…solta,
Leve…que o vento sopra…
E sem luta…deixo-me conduzir,
Sem rumo… que importa?
Não tem volta…
Apoderou-se de mim, a solidão…
Consumiu-me a tristeza…
Trespassaram meu coração.

Sopra…vento…sopra
Leva minha alma…
Para onde o desprezo e a frieza,
Não possam chegar…
E que estas lágrimas que derramo…
Me lavem, e retribuem a pureza,
Para que possa, enfim, descansar.
...
Sopra…vento…sopra
As lágrimas secaram…
A paz, minha alma toca…
E flutuando…fecho os olhos…
A vida invade-me…transbordo…
A alegria…o sorriso…impõe-se,
Sinto a natureza a envolver-me,
Respiro…existência…
Absorvo…coerência…

A esperança voltou,
O sonho regressou…

Sou livre…
Morri…E para a vida renasci…

Acordo…foi tudo um sonho,
Entristeço…baixo a cabeça,
E humildemente peço:
Sopra…vento…sopra,
Leva minha alma…
Para onde o desprezo e a frieza…
Não possam chegar…
E que estas lágrimas que derramo…
Me lavem, e retribuem a pureza,
Para que possa, enfim, descansar!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=7931 © Luso-Poemas

Este poema organiza‑se como um arco emocional completo: queda, súplica, breve redenção, renascimento e, por fim, o desmoronar abrupto desse renascimento. A estrutura é circular, mas não simétrica — o regresso ao início não é repetição, é agravamento. O texto começa com a imagem da folha solta, leve, conduzida pelo vento. É uma metáfora eficaz porque instala desde logo a perda de agência: o eu lírico não decide, é levado. A solidão e a tristeza surgem como forças invasivas, quase físicas, que “trespassam” o coração. A primeira secção é dominada por passividade e dor.

A súplica ao vento funciona como um pedido de suspensão do sofrimento, não como fuga. O vento é aqui uma entidade quase ritual, um intermediário entre o eu e um lugar onde o desprezo e a frieza não chegam. A repetição do refrão “Sopra… vento… sopra” cria um ritmo de ladainha, de oração pagã, e dá ao poema uma musicalidade que o aproxima de um canto de lamento. A ideia de que as lágrimas lavam e devolvem pureza é uma metáfora clássica, mas bem integrada no tom confessional.

A segunda parte introduz uma viragem: as lágrimas secam, a paz toca a alma, a vida invade, a alegria impõe‑se. É um momento de ascensão, quase místico, onde o corpo e a natureza se reencontram. O poema ganha leveza, respiração, verticalidade. A enumeração — alegria, sorriso, natureza, existência, coerência — cria um crescendo luminoso. Este é o ponto mais forte do texto: a sensação de renascimento é convincente porque não é eufórica, é calma, quase silenciosa.

Mas essa luz dura pouco. O poema quebra deliberadamente a ascensão com a frase “Acordo… foi tudo um sonho”. Este gesto é brutal e eficaz: todo o percurso anterior é revelado como projeção, desejo, fantasia de cura. A queda é mais dura porque sucede ao momento de maior elevação. A repetição do refrão final devolve o poema ao início, mas agora com maior desespero: o pedido ao vento já não é esperança, é resignação. O ciclo fecha‑se, mas o sujeito está mais cansado, mais consciente da própria fragilidade.

A força do poema está na sua arquitetura emocional: o movimento entre dor, súplica, renascimento e desilusão é claro e bem ritmado. A fragilidade reside na ocasional redundância imagética — vento, lágrimas, pureza — que poderia ganhar maior singularidade. Ainda assim, o texto sustenta‑se pela sinceridade da voz e pela coerência interna do percurso simbólico. O final, com o retorno ao pedido inicial, é o gesto mais maduro do poema: não há solução, apenas continuidade da luta.

Criado em: Hoje 17:09:11

Links patrocinados