223. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - sandrine.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de sandrine.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Tu, minha flor que te vi nascer
e crescer no meu jardim.
Que desabrochaste num parecer
tão tímido, misterioso e discreto,
como que se quisesses que o mundo
não olhasse e visse o teu encanto.
Mas no entanto, ali estavas tu, bela, viçosa
e ao mesmo tempo tão frágil e tão insegura…
Sim, eu olhei-te! Porque esse teu ar me chamou,
atraiu-me como que se de um íman se tratasse.
Admirei-te vezes sem fim e tu sempre ali,
imóvel e de uma forma tão ausente…
Certamente por serem meus olhos
que te adoravam e não outros olhos…
Sim, eu olhei-te! E tu? Olhaste-me? Viste-me?

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=8189 © Luso-Poemas

Este poema constrói-se sobre a metáfora floral, mas não como ornamento: aqui a flor é uma figura de origem, de descoberta e de vigilância silenciosa. O sujeito poético assume desde o primeiro verso uma posição de testemunha — “tu, minha flor que te vi nascer” — e essa declaração inicial estabelece uma relação assimétrica, quase paternal, mas imediatamente atravessada por fascínio. A flor nasce no “meu jardim”, mas não é posse; é presença que cresce à vista, e essa ambiguidade entre pertença e distância dá ao texto a sua tensão mais íntima.

A descrição do desabrochar — tímido, misterioso, discreto — cria uma atmosfera de reserva que contrasta com a intensidade do olhar que a observa. O poema trabalha bem essa fricção: a flor tenta esconder-se do mundo, mas não consegue esconder-se do olhar que a escolheu. A imagem do “ímã” é particularmente eficaz porque rompe com o campo semântico vegetal e introduz uma força física, inevitável, quase involuntária. O sujeito poético não olha porque quer; olha porque é puxado. E essa inevitabilidade dá ao poema uma vibração emocional que o impede de cair na mera contemplação bucólica.

Há também um jogo subtil entre presença e ausência. A flor está ali, bela e viçosa, mas “imóvel e de uma forma tão ausente”. Esta ausência não é indiferença; é inacessibilidade. O poema sugere que a flor não vê, não responde, não retribui — ou talvez veja e responda de um modo que o sujeito poético não consegue decifrar. A pergunta final — “E tu? Olhaste-me? Viste-me?” — é o verdadeiro núcleo do texto. Tudo o que vem antes prepara este momento de vulnerabilidade. A flor é admirada, desejada, quase venerada, mas o poema termina na incerteza absoluta: o olhar que ama não sabe se é correspondido.

O uso da segunda pessoa cria uma intimidade que nunca se concretiza totalmente. A flor permanece símbolo, figura, enigma. E o poema, ao invés de resolver essa distância, preserva-a. A força do texto está precisamente nessa suspensão: o sujeito poético olha, mas não sabe se é visto; ama, mas não sabe se é reconhecido. A metáfora floral, longe de ser decorativa, torna-se uma forma de dizer o indizível — a fragilidade do desejo quando não encontra resposta.

A única oscilação que poderia ser afinada está na transição entre a descrição exterior e a introspecção final; o poema poderia respirar um pouco mais antes da pergunta derradeira, mas mesmo assim o impacto mantém-se. A pergunta ecoa porque vem depois de uma longa construção de silêncio.

Criado em: Hoje 20:16:58

Links patrocinados