224. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - AnaR. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de AnaR.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. O Sol aquecia a tua pele, A tua boca humedecia com o toque da minha... Os teu dedos macios percorriam o meu corpo, Os teus olhos semicerrados... Revelam todo o desejo contido! As minhas mãos que escondidas... Entre madeixas do teu cabelo o acariciam... Lábios descobrem segredos na pele húmida... Entre abraços, delicados, Descobrimos o êxtase da sensualidade. Descoberto o meu corpo, Suspiros entrecortados revelam todo o prazer que é nosso... Cumplicidade... O teu cheiro de homem, O meu de mulher... Nada importa... Só o segredo da nossa revelação, O teu corpo... que encostado ao meu treme, O meu corpo ao sentir o teu... Sentir... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=8216 © Luso-Poemas O poema assenta numa sucessão de imagens sensoriais que procuram construir uma atmosfera de proximidade, mas fá-lo através de uma linguagem que tende a declarar mais do que a sugerir. A abertura solar cria um enquadramento luminoso, mas rapidamente a progressão abandona a metáfora para se fixar numa enumeração de gestos que, pela sua literalidade, reduzem a densidade poética. A insistência nas reticências, distribuídas quase a cada verso, cria um ritmo artificialmente suspenso que perde eficácia pela repetição mecânica; em vez de sugerirem respiração ou hesitação, tornam-se um tique gráfico que fragmenta a leitura e impede a frase de ganhar corpo. Há momentos em que a imagem se aproxima de uma verdadeira construção poética — como nos lábios que “descobrem segredos”, onde a acção se torna metáfora e não apenas descrição — mas esses instantes são raros e não se prolongam para o restante texto. A sintaxe revela alguma falta de lapidação, sobretudo nas frases que parecem interrompidas antes de encontrarem a sua forma natural, criando um efeito de dispersão que enfraquece a progressão interna. A repetição de estruturas paralelas, como a oposição entre “cheiro de homem” e “cheiro de mulher”, tenta criar simetria mas acaba por reforçar uma previsibilidade que o poema não consegue ultrapassar. A ausência de imagens inesperadas, de metáforas que desloquem o olhar ou de um detalhe singular que marque a voz poética contribui para que o texto permaneça num registo genérico, facilmente reconhecível em muitos outros poemas do mesmo tema. Ainda assim, há um verso que se destaca pela sua construção conceptual — “Só o segredo da nossa revelação” — onde a contradição interna cria tensão e abre espaço para uma leitura mais simbólica. É o único ponto em que o poema parece aspirar a algo além da descrição directa, sugerindo que o autor poderia explorar caminhos mais subtis e mais exigentes do ponto de vista literário. O fecho, ao regressar à repetição do tremor dos corpos, não acrescenta nova camada ao percurso emocional e encerra o texto sem verdadeira resolução poética.
Criado em: Hoje 21:27:53
|
|
|
|
||