228. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Key_JP.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Key_JP.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Quando nós menos esperamos,
nós nôs apaixonamos ;

Caimos neste estupido sentimento,
tentamos encher a nossa vida com este suplemento;

Isto a que xamam paixão,
não será apenas uma mera ilusão?

Será que não passa apenas de um sentimento fingido,
que hoje em dia é muitas vezes mentido?

Faço perguntas mas não obtenho respostas,
apenas me dão pequenas amostras;

Aquele sentimento a que xamam paixão,
a mim apenas me tras desilusão;

Amor...Amor...Amor...aquele sentimento que tenho medo de sentir,
mas k por vezes me faça sorrir;

Mas será assim tão bom este sentimento?
que muitas vezes nos perturba o nosso pensamento;

Nos modifica a maneira de estar,
e até nos modifica a maneira de pensar;

Aquele sentimento que nos faz sonhar,
mas que muitas vezes nos faz xorar;

Mas eu hoje interroguo-me porqué,
será que este sentimento não vé?

Aquilo que eu vejo quando olho para ela,
pareçe uma modelo numa passarela;

Espero não me estar a apaixonar,
é que na minha vida isto não vai dar

Portanto escrevo em vão,
a espera k estas palavras me sarem o coração;

Cuntinuando a espera de respostas,
Vou cuntinuar a escrever palavras ocas;

Umas atrás de outras,
ignorando as tais amostras,

Cuntinuando sozinho,
neste escuro caminho;

Cuntinuando por toda a gente ser ignorado,
e a cuntinuar a ignorar k estou apaixonado.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=8465 © Luso-Poemas

O texto apresenta-se como um fluxo rimado de interrogações sobre a paixão, mas a construção revela uma oscilação entre tentativa de reflexão e desabafo imediato. A abertura — “Quando nós menos esperamos, / nós nôs apaixonamos” — estabelece o tom coloquial e directo, mas a rima é pobre e a repetição do pronome (“nós nôs”) denuncia falta de revisão. A sequência de versos que se segue mantém esta tendência: há intenção de ritmo, mas a métrica é irregular e a rima, quando existe, é frequentemente forçada (“sentimento / suplemento”), o que fragiliza a musicalidade.

O poema tenta questionar a natureza da paixão — se é ilusão, se é fingimento — mas fá-lo de forma superficial, sem aprofundar nenhuma das perguntas. As interrogações sucedem-se sem desenvolvimento conceptual, funcionando mais como desabafo do que como construção poética. A linguagem aproxima-se do registo oral, o que não é necessariamente um problema, mas aqui resulta numa falta de densidade literária. A presença de abreviações como “k”, “xamam”, “xorar”, “tras”, “cuntinuar” e outras variantes ortográficas aproxima o texto de um registo informal que não contribui para a força poética; pelo contrário, retira-lhe seriedade e consistência.

Há, no entanto, um esforço de progressão emocional: o sujeito poético passa da dúvida à desilusão, da desilusão ao medo, e do medo à negação. Mas essa progressão é mais declarada do que construída. O poema diz o que sente, mas raramente mostra. Falta-lhe imagem, metáfora, detalhe sensorial ou conceptual que transforme o sentimento em matéria literária. A única tentativa de imagem mais concreta — “pareçe uma modelo numa passarela” — surge deslocada, quase caricatural, e não se integra no tom geral do texto.

A parte final, com a repetição insistente de “cuntinuando”, tenta criar um efeito de insistência, mas acaba por acentuar a monotonia. A ideia de caminhar num “escuro caminho” é demasiado genérica para produzir impacto. O fecho — “e a cuntinuar a ignorar k estou apaixonado” — pretende ser revelador, mas a revelação já estava implícita desde o início, o que retira força ao desfecho.

No conjunto, o poema tem autenticidade emocional, mas falta-lhe rigor formal, revisão ortográfica, coerência rítmica e sobretudo densidade poética. É um texto que revela mais urgência de expressão do que maturidade literária. Com trabalho de lapidação — limpeza sintáctica, eliminação de clichés, substituição de abreviações, construção de imagens mais sólidas — poderia transformar-se num poema mais consistente.

Criado em: Hoje 21:53:29

Links patrocinados