232. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - chipichipi.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de chipichipi.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Aguardo-te
lá longe
ali
onde os sonhos se abraçam
num rio de esperança
ali
onde o tempo se toca
onde o espaço se sente
Não vieste
a mim bem sei
e eu ainda
Espero por ti
ali
lá longe
envolta em sementes de dor
num ninho de angústia deitada
Espero por ti
ali
lá longe
sem nunca ficar cansada

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=8762 © Luso-Poemas

Este poema trabalha a espera como geografia emocional, repetida, circular, quase ritualística. A estrutura anafórica (“Aguardo‑te / lá longe / ali”) cria um movimento de vai‑e‑vem que não é dispersão: é insistência, é o corpo a tentar fixar um lugar que não existe senão na imaginação. O texto vive dessa oscilação entre distância e proximidade, entre o “lá longe” e o “ali”, que se contradizem e, ao mesmo tempo, se confirmam — porque a espera é sempre um espaço paradoxal.

A primeira metade é mais etérea: “onde os sonhos se abraçam / num rio de esperança”. A imagem é suave, talvez demasiado familiar, mas funciona dentro do tom onírico. O verso “onde o tempo se toca / onde o espaço se sente” é mais interessante: há aqui uma tentativa de materializar abstrações, de dar corpo ao intangível. É um gesto arriscado, mas que cria uma atmosfera de suspensão, como se o poema estivesse a tentar nomear um lugar que não pertence ao mundo físico.

A quebra “Não vieste / a mim bem sei” introduz um realismo seco, quase resignado. É o primeiro momento em que o poema abandona o etéreo e assume a frustração. A frase “a mim bem sei” tem uma oralidade que contrasta com o tom anterior — e esse contraste dá-lhe força. A seguir, a repetição de “Espero por ti / ali / lá longe” reforça a circularidade da espera, como se a voz poética estivesse presa num movimento que não avança.

A imagem “envolta em sementes de dor / num ninho de angústia deitada” é a mais densa do poema. “Sementes de dor” é uma metáfora eficaz porque sugere algo que cresce, que se multiplica, que se entranha. “Ninho de angústia” é mais previsível, mas ganha vida pela posição: a voz poética está deitada dentro dele, não apenas rodeada. Há corpo, há peso, há imobilidade.

O fecho — “sem nunca ficar cansada” — é ambíguo. Pode ser lido como força, como fidelidade, mas também como condenação: a espera que não cansa é a espera que não termina. O verso funciona porque não resolve nada; deixa a tensão aberta.

Formalmente, o poema mantém coerência: versos curtos, respiração controlada, repetição como estrutura e não como muleta. Há alguns lugares onde a linguagem se aproxima do lugar‑comum (“rio de esperança”, “ninho de angústia”), mas o ritmo e a insistência emocional compensam. O poema vive da sua cadência, da sua circularidade, da forma como transforma a espera num espaço quase físico.

É um texto que não procura brilho, procura verdade — e encontra-a na repetição e na imagem das sementes, que é o ponto mais forte do conjunto.

Criado em: Hoje 20:10:28

Links patrocinados