275. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Arcanjo Miguel. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Arcanjo Miguel.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Lágrimas Silênciosas... Que afagam meus suspiros e emudecem meus gritos de dor tranvestidas de gotas cristalinizadas de amor; Que fazem-me chorar de tristeza e emoção estraçalhado pela surpresa antônita da nossa separação; Lágrimas silênciosas sem razão absorvidas de uma realidade mentirosa dentro do coração... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=10970 © Luso-Poemas Este poema instala-se num registo emocional muito marcado, onde a lágrima é simultaneamente metáfora e matéria. A abertura — “Que afagam meus suspiros e emudecem meus gritos de dor” — tenta condensar duas funções contraditórias: a lágrima como gesto de consolo e como silenciadora da dor. A imagem tem potencial, mas a construção sintática é pesada, com encadeamentos que retiram precisão ao verso. A sequência “tranvestidas de gotas cristalinizadas de amor” procura elevar a lágrima a símbolo, mas tropeça na escolha vocabular: “tranvestidas” é um desvio ortográfico de “travestidas”, e “cristalinizadas” surge como ornamento, não como necessidade poética. A imagem não se sustenta porque não há um eixo metafórico claro; é uma tentativa de embelezamento que não encontra forma. A segunda estrofe intensifica o drama com “tristeza e emoção estraçalhado pela surpresa atônita da nossa separação”. Aqui o problema é duplo: por um lado, a acumulação de substantivos (“tristeza”, “emoção”, “surpresa”, “separação”) cria redundância; por outro, o adjetivo “atônita” aplicado à “surpresa” é semanticamente redundante — toda surpresa é, por definição, atónita. O verso perde força porque se apoia em intensificadores em vez de construção imagética. A dor é afirmada, mas não trabalhada. A última estrofe tenta fechar o poema com uma reflexão sobre a mentira emocional: “Lágrimas silênciosas sem razão absorvidas de uma realidade mentirosa dentro do coração”. A intenção é clara — lágrimas que não deveriam existir, mas que nascem de uma verdade distorcida. No entanto, a formulação é excessivamente abstrata. “Realidade mentirosa” é uma contradição que poderia ser explorada poeticamente, mas aqui aparece como expressão vaga, sem corpo. O verso não cria imagem, cria apenas conceito, e o conceito não se desenvolve. Formalmente, o poema não apresenta ritmo consistente. Os versos são longos, com quebras irregulares, e a pontuação é quase inexistente, o que obriga o leitor a reconstruir o fluxo sintático. A ausência de musicalidade não é um problema em si, mas torna-se quando o texto depende exclusivamente da emoção declarada. Sem ritmo, sem metáfora estruturada, sem tensão interna, a emoção fica exposta, mas não transformada em matéria poética. Há ainda um detalhe importante: a repetição do termo “lágrimas” como eixo central não é acompanhada de variação imagética. As lágrimas afagam, emudecem, fazem chorar, são silênciosas, são absorvidas — mas todas estas ações são descritas de forma literal. Falta deslocamento simbólico, falta surpresa, falta uma torção que retire a lágrima do lugar comum da poesia sentimental. Em síntese: o poema tem sinceridade emocional, mas não tem elaboração estética. A linguagem é demasiado direta, demasiado explicativa, demasiado dependente de palavras intensificadoras. A dor está lá, mas não se transforma em forma. O texto funciona como desabafo, não como construção poética.
Criado em: Hoje 7:19:39
|
|
|
|
||