288. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - marco_ramos. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de marco_ramos.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Esperei pelo teu beijo, E fechei os olhos para esperá-lo... A pele chega arrepiar de desejo, Antes mesmo que tu possas deflagrá-lo... ~ É que seu perfume sempre chega primeiro, E leva-me para destinos desconhecidos... Como um poema escrito num momento derradeiro, Por um poeta tão pouco conhecido... ~ Porque ao revés do tempo, Espero-te, com um minuto de sabedoria... Formando-a nas palavras, um momento, Transformando a tristeza em alegria... ~ Esperei, mesmo que a distância nos separe, Mesmo que a saudade forme uma ferida... E mesmo que eu ouça e fale, As palavras por mim, jamais serão perdidas... ~ Porque eu não me vou quando anoitecer, E tão pouco chegarei com o raiar do dia... Mas vale te dizer, que mesmo antes de morrer, Beijarei sua boca, mesmo que por picardia... ~ E desse modo, esperarei pelo teu beijo, E espero, como um presente da coincidência... Preso na pele, que sem querer eu falquejo, Como que se sangrasse um pouco de nossa inocência... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=11544 © Luso-Poemas O poema estrutura-se como uma meditação sobre a espera amorosa, articulada em quadras que funcionam como pequenos movimentos de uma mesma emoção: desejo, memória, saudade, promessa e ferida. A abertura — “Esperei pelo teu beijo, / E fechei os olhos para esperá-lo...” — instala de imediato a suspensão temporal, o gesto de fechar os olhos como ritual de antecipação. A repetição de “esperei” reforça a ideia de insistência, mas o verso “A pele chega arrepiar de desejo, / Antes mesmo que tu possas deflagrá-lo...” apresenta uma tensão lexical: “deflagrá-lo” é um verbo de campo semântico bélico ou explosivo, que aqui cria um contraste interessante, embora algo brusco, com a suavidade do beijo. A imagem funciona, mas exige do leitor um salto metafórico maior. A segunda quadra — “É que seu perfume sempre chega primeiro, / E leva-me para destinos desconhecidos...” — é mais fluida. A ideia do perfume que antecede o corpo é clássica, mas eficaz. O verso seguinte — “Como um poema escrito num momento derradeiro, / Por um poeta tão pouco conhecido...” — introduz uma comparação que tenta elevar o perfume à categoria de epifania poética. Contudo, “poeta tão pouco conhecido” é uma expressão que soa ligeiramente prosaica, quase coloquial, e quebra a solenidade da imagem. A intenção é clara: associar o perfume ao inesperado, ao marginal, ao instante final; mas a execução perde força por excesso de literalidade. A terceira quadra — “Porque ao revés do tempo, / Espero-te, com um minuto de sabedoria...” — apresenta uma construção sintática interessante. “Ao revés do tempo” sugere uma espera que desafia a cronologia, mas “com um minuto de sabedoria” é uma expressão ambígua: não se sabe se a sabedoria é breve, se é medida, ou se é irónica. A quadra prossegue com “Formando-a nas palavras, um momento, / Transformando a tristeza em alegria...”, onde “formando-a” carece de referente claro — presume-se que seja a sabedoria, mas a ligação sintática é frágil. Ainda assim, a intenção de transformar tristeza em alegria através da palavra é coerente com o tom geral do poema. A quarta quadra — “Esperei, mesmo que a distância nos separe, / Mesmo que a saudade forme uma ferida...” — é mais sólida. A repetição de “mesmo que” cria ritmo e reforça a ideia de resistência emocional. O verso “E mesmo que eu ouça e fale, / As palavras por mim, jamais serão perdidas...” introduz uma reflexão metapoética: a palavra como permanência, como testemunho. A construção é correta, embora “ouça e fale” seja demasiado genérica para sustentar a densidade emocional pretendida. A quinta quadra — “Porque eu não me vou quando anoitecer, / E tão pouco chegarei com o raiar do dia...” — é uma das mais fortes do poema. A oposição entre noite e dia, ausência e presença, cria uma tensão temporal eficaz. “Mas vale te dizer, que mesmo antes de morrer, / Beijarei sua boca, mesmo que por picardia...” encerra a quadra com uma mistura de solenidade e leveza. “Picardia” introduz um tom quase lúdico, que contrasta com “antes de morrer”. Esta oscilação pode ser lida como ironia emocional, mas também como quebra de unidade tonal. A última quadra — “E desse modo, esperarei pelo teu beijo, / E espero, como um presente da coincidência...” — retoma o motivo inicial, criando circularidade. “Presente da coincidência” é uma expressão interessante, embora algo vaga. O verso seguinte — “Preso na pele, que sem querer eu falquejo,” — apresenta um problema lexical: “falquejo” é um termo raro, pouco usado, e aqui parece deslocado. A intenção é sugerir fragilidade, hesitação, mas o verbo não se integra naturalmente no campo semântico do poema. O fecho — “Como que se sangrasse um pouco de nossa inocência...” — é forte, embora dramático. A imagem do sangramento da inocência é intensa e encerra o poema com peso simbólico, elevando a espera amorosa a uma dimensão sacrificial. Do ponto de vista gramatical, o poema é globalmente correto, com pequenas irregularidades (“tão pouco” deveria ser “tampouco”; o uso de “deflagrá-lo” e “falquejo” pode soar excessivamente técnico ou deslocado). O ritmo é marcado por versos longos e cadência narrativa, mais próxima de uma confissão poética do que de uma estrutura lírica tradicional. A coerência temática é sólida: tudo converge para a espera, o beijo, a saudade e a promessa. As imagens oscilam entre o eficaz e o excessivo, mas mantêm unidade emocional. No conjunto, o poema revela intensidade, boa construção de atmosfera e uma progressão emocional clara. As fragilidades residem sobretudo em escolhas lexicais que por vezes quebram a suavidade do tom, e em algumas construções sintáticas menos naturais. Ainda assim, o fecho é forte e dá ao texto uma dimensão simbólica que o eleva.
Criado em: Hoje 20:34:25
|
|
|
|
||