298. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - carlapat. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de carlapat.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Te Entreguei a minha alma Te Entreguei o meu corpo E tu Com o teu pincel me Pintavas que nem um louco. Pintavas-me ao nascer do sol Pintavas-me á beira mar Pintavas-me a dormir Toda nua a sonhar. Acordaste e me olhaste Com um olhar sedutor No meu corpo agarraste Com a alma de um pintor. Deitaste as tintas fora E o pincel também E naquela manhã de calor E com o corpo suado Eu fui a tua tela Que tu tanto amaste E te sentiste Abençoado. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12128 © Luso-Poemas O poema constrói-se a partir de uma metáfora central — o corpo como tela — que organiza toda a progressão imagética e emocional. A repetição inicial de “Te / Entreguei a minha alma” e “Te / Entreguei o meu corpo” estabelece uma estrutura paralelística que reforça a entrega total do sujeito poético, embora a fragmentação dos versos, com palavras isoladas, produza um ritmo entrecortado que pode ser lido como hesitação ou como tentativa de enfatizar cada elemento da entrega. A escolha de “Te” como forma isolada, sem complemento sintático imediato, cria uma suspensão que funciona expressivamente, mas também pode gerar uma ligeira quebra de fluidez. A metáfora pictórica desenvolve-se de forma coerente: o “pincel”, as ações de “pintar”, os cenários (“ao nascer do sol”, “à beira-mar”, “a dormir”) compõem uma sequência de quadros que reforçam a ideia de contemplação do corpo como objeto estético. A construção “Pintavas-me á beira mar” apresenta um deslize ortográfico (“á” deveria ser “à”), que se destaca num texto que, de resto, mantém correção formal. A enumeração de momentos — nascer do sol, mar, sono — sugere uma tentativa de abarcar diferentes estados do corpo, mas a repetição do verbo “pintar” em sequência pode tornar a progressão algo previsível, ainda que coerente com a metáfora dominante. A estrofe seguinte introduz o olhar sedutor e a aproximação física, mantendo a lógica metafórica ao associar o gesto de agarrar o corpo à “alma de um pintor”. A expressão é funcional, mas a fusão entre o campo semântico da arte e o da intimidade exige cuidado para não deslizar para um tom excessivamente literal. O poema, porém, mantém-se dentro de um registo metafórico, evitando descrições explícitas. A passagem em que “as tintas” e “o pincel” são abandonados marca uma transição simbólica: o pintor deixa de representar para passar a experienciar diretamente. A imagem é clara, mas a sequência que se segue — “E naquela manhã de calor / E com o corpo suado” — aproxima-se de um limiar sensorial que, embora não ultrapasse a fronteira do sugestivo, intensifica a fisicalidade do texto. A construção mantém-se dentro de um registo admissível, mas exige equilíbrio para não se aproximar de um tom excessivamente descritivo. A conclusão — “Eu fui a tua tela / Que tu tanto amaste / E te sentiste / Abençoado” — encerra o poema com uma afirmação de reciprocidade emocional, ainda que o sujeito poético permaneça numa posição de objeto estético. A ideia de “abençoado” introduz uma dimensão quase sacral, que contrasta com a fisicalidade anterior, criando um fecho que procura elevar a experiência a um plano simbólico. A estrutura sintática é simples e direta, com versos curtos que reforçam a cadência narrativa. A pontuação é mínima, o que contribui para um fluxo contínuo, embora por vezes excessivamente linear. O estilo literário enquadra-se na lírica contemporânea de imagética sensorial, com forte presença de metáfora central e tendência para a fusão entre corpo e arte. A construção mantém coerência interna, ainda que beneficie de maior variação rítmica e de atenção a pequenos detalhes ortográficos.
Criado em: Hoje 14:39:43
|
|
|
|
||