317. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Ana Maria Gazzaneo. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Ana Maria Gazzaneo.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Tentei descrever o sonho... Enfeitar uma ilusão... Mas é a realidade o que queres? Esta é a sua opinião? Ok! Não tenho medo de me expor... Pegarei a adaga que me abrirá o peito... Espere só um momento... Já, já, voltarei! Estais pronto! Queres ver as vísceras? Os vermes que me corroem? Os demônios que me martirizam? Lá vai! Só não diga que não te avisei! Não me culpe por não poupá-lo da minha verdade... Pronto! Tudo aberto! Estou certa que vais vomitar! AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! Aí está! Vermelho negro de meu sangue em convulsão! Queres mais? Vai! Veja então! Arranco tudo do meu peito em dor lancinante e espalho aqui neste chão... Ah! Queres ver o coração? Vou morrer de tanto sangrar... E satisfeito ainda, não ficarás! Por favor, vá embora! Pare de me torturar! Já me basta a dor da vida! Tão cinzenta... Deixa que eu tente dar, mesmo quê, O colorido, De uma simples poesia! Deixa a minha realidade para lá! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13029 © Luso-Poemas O poema é um monólogo visceral, organizado em movimentos sucessivos que alternam entre a exposição extrema e a recusa defensiva. A abertura — “Tentei descrever o sonho... / Enfeitar uma ilusão...” — estabelece um contraste entre o desejo de idealização e a exigência de realidade, criando um conflito que atravessa todo o texto. A pergunta “Mas é a realidade o que queres?” introduz o interlocutor como força coerciva, e a resposta “Ok! Não tenho medo de me expor...” marca o início de uma descida deliberada ao território da dor. A imagem da adaga que abre o peito é intensa, mas recorre a uma metáfora já frequente na poesia confessional; ainda assim, a construção mantém coerência interna. A sequência de interjeições e pausas (“Espere só um momento... / Já, já, voltarei!”) cria um ritmo teatral que aproxima o poema de uma performance emocional. A secção seguinte intensifica o tom: “Queres ver as vísceras? / Os vermes que me corroem? / Os demônios que me martirizam?” A tripla enumeração é eficaz na sua cadência, embora se aproxime de uma acumulação previsível de imagens sombrias. A advertência “Só não diga que não te avisei!” reforça a teatralidade, enquanto “Estou certa que vais vomitar!” introduz uma hiperbolização que, embora coerente com o tom visceral, pode parecer excessiva. O grito prolongado — “AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!” — funciona como ruptura rítmica, mas aproxima o poema de um registo performativo que reduz a densidade literária. A imagem “Vermelho negro de meu sangue em convulsão!” é forte, embora a combinação cromática e o uso de “convulsão” possam soar ligeiramente forçados. A secção que segue — “Arranco tudo do meu peito em dor lancinante e espalho aqui neste chão...” — mantém o tom de exposição extrema, mas a construção sintática é clara e fluida. A frase “Ah! Queres ver o coração?” introduz uma pausa eficaz, embora a repetição da metáfora corporal já esteja saturada. “Vou morrer de tanto sangrar... / E satisfeito ainda, não ficarás!” reforça a relação de tortura emocional entre eu e interlocutor, mas aproxima o poema de uma dramatização que, por vezes, perde precisão simbólica. A súplica — “Por favor, vá embora! / Pare de me torturar!” — marca uma viragem, deslocando o texto da exposição para a defesa. A frase “Já me basta a dor da vida! / Tão cinzenta...” é simples, mas eficaz na sua concisão. A secção final — “Deixa que eu tente dar, mesmo quê, / O colorido, / De uma simples poesia! / Deixa a minha realidade para lá!” — introduz uma mudança de tom que funciona como contraponto ao excesso anterior. A expressão “mesmo quê” apresenta um pequeno deslize gramatical; o uso correto seria “mesmo que”. A tentativa de recuperar a poesia como espaço de cor e fuga cria um fecho que, embora abrupto, sintetiza o conflito inicial entre ilusão e realidade. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica geral, com exceção de “mesmo quê”, que deve ser corrigido. A pontuação é marcada por reticências e interjeições, criando um ritmo fragmentado que reforça o tom emocional, embora por vezes se aproxime do excesso performativo. O campo semântico é coerente, centrado na dor, na exposição visceral e na relação conflituosa com o interlocutor, mas recorre frequentemente a imagens corporais extremas que, embora eficazes, podem tornar-se repetitivas. A construção metafórica é intensa, mas irregular na originalidade. O estilo literário enquadra-se na lírica confessional visceral, com traços de expressionismo emocional, marcada pela exposição extrema, pela teatralidade do sofrimento e pela alternância entre revelação e recusa.
Criado em: Hoje 7:38:38
|
|
|
|
||