319. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Blopes. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Blopes.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Para mim és a certeza Desse amor que não tem fim, És um pedaço de mim, De minha vida a beleza. És bonita e sempre bela De alma e coração, A verdadeira razão Desse amor que se revela. Te amo eternamente, Com esse amor verdadeiro Nascido do coração. Foste o meu amor primeiro, Amada sinceramente, Meu amor, minha paixão. Se foram as ilusões E só saudades restaram, Ficaram recordações De sonhos que terminaram. Saudades...tristezas...recordações Foi isso que me restou De minha infância de sonhos Que pelo tempo passou... Das ilusões que restaram Faço saudades vividas, Dos sonhos que já passaram Faço lembranças sofridas. Hoje na realidade... Sonho em outras dimensões, Fazendo do meu passado Presente de emoções. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13080 © Luso-Poemas O poema organiza-se em quadras e tercetos que alternam entre a exaltação amorosa e a nostalgia melancólica, criando uma progressão emocional que vai do elogio direto à reflexão sobre o tempo e a perda. A abertura — “Para mim és a certeza / Desse amor que não tem fim, / És um pedaço de mim, / De minha vida a beleza.” — apresenta uma construção clara, com rimas simples e previsíveis (“fim / mim”), que reforçam a musicalidade mas aproximam o texto de uma lírica amorosa tradicional. A expressão “um pedaço de mim” é comum, funcionando mais como fórmula afetiva do que como imagem elaborada. A quadra seguinte — “És bonita e sempre bela / De alma e coração, / A verdadeira razão / Desse amor que se revela.” — mantém o tom laudatório, mas recorre a adjetivos convencionais (“bonita”, “bela”) que não ampliam o campo simbólico. A rima entre “coração / razão” é funcional, embora igualmente previsível. O terceto que segue — “Te amo eternamente, / Com esse amor verdadeiro / Nascido do coração.” — reforça a simplicidade expressiva, com uma construção sintática correta, mas sem complexidade metafórica. A repetição de “coração” ao longo do poema cria uma insistência que, embora coerente com o tema, reduz a variedade imagética. A quadra seguinte — “Foste o meu amor primeiro, / Amada sinceramente, / Meu amor, minha paixão.” — mantém o tom confessional, mas recorre novamente a fórmulas sentimentais já muito exploradas. A ausência de verbos em alguns versos (“Meu amor, minha paixão”) cria uma suspensão que funciona ritmicamente, embora não acrescente densidade. A mudança temática ocorre com “Se foram as ilusões / E só saudades restaram, / Ficaram recordações / De sonhos que terminaram.” Aqui, o poema abandona o elogio e entra na nostalgia. A construção é clara, mas a repetição de “saudades / recordações / sonhos” aproxima o texto de uma enumeração sentimental convencional. A quadra seguinte — “Saudades... tristezas... recordações / Foi isso que me restou / De minha infância de sonhos / Que pelo tempo passou...” — reforça essa nostalgia, mas o uso repetido de reticências cria um efeito de dramatização que pode parecer excessivo. A expressão “infância de sonhos” é vaga, funcionando mais como idealização do passado do que como imagem concreta. A secção seguinte — “Das ilusões que restaram / Faço saudades vividas, / Dos sonhos que já passaram / Faço lembranças sofridas.” — apresenta uma construção paralelística eficaz, embora previsível. A transformação de ilusões em saudades e de sonhos em lembranças sofridas é clara, mas permanece num plano abstrato. A última quadra — “Hoje na realidade... / Sonho em outras dimensões, / Fazendo do meu passado / Presente de emoções.” — encerra o poema com uma tentativa de síntese entre passado e presente. A expressão “outras dimensões” é vaga, e o verso “Presente de emoções” funciona mais como conclusão sentimental do que como imagem elaborada. A pontuação com reticências continua a criar um efeito de suspensão que, embora coerente com o tom melancólico, se torna repetitiva. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica e sintática, sem deslizes relevantes. O ritmo é marcado pela regularidade das quadras e pela musicalidade das rimas, embora estas sejam frequentemente convencionais. O campo semântico é coerente, centrado no amor, na saudade e na memória, mas recorre a imagens e expressões já muito utilizadas na lírica amorosa tradicional. A construção metafórica é simples, com pouca exploração simbólica além das fórmulas sentimentais. O estilo literário enquadra-se na lírica amorosa tradicional, com traços de nostalgia sentimental, marcada pela repetição de temas clássicos — amor, saudade, recordação — e pela utilização de rimas e estruturas convencionais que privilegiam a musicalidade sobre a complexidade imagética.
Criado em: Hoje 7:44:13
|
|
|
|
||