321. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Helena de Tróia.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Helena de Tróia.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Rodopiava lentamente,
elegantemente...
o seu ar de leveza e desprendimento
fez-me desejar ser diferente.
Desejei poder também rodopiar ao vento,
e perder a cabeça...
A sua simplicidade diante da minha complexidade envergonhou-me.
Quis desprender-me deste meu ser,
esquecer quem sou,
esquecer o mundo
e simplesmente rodopiar ao vento
como aquela borboleta que gira e rodopia
até desaparecer ao fundo do jardim!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13150 © Luso-Poemas

O poema parte de uma observação exterior — o rodopio da borboleta — que rapidamente se transforma em espelho da interioridade do sujeito. A abertura — “Rodopiava lentamente, / elegantemente...” — estabelece um ritmo suave, marcado pela duplicação adverbial que reforça a fluidez do movimento. A escolha de versos curtos cria uma cadência leve, coerente com a imagem da borboleta. A frase seguinte — “o seu ar de leveza e desprendimento / fez-me desejar ser diferente.” — apresenta uma construção sintática clara, embora a combinação de “leveza” e “desprendimento” se aproxime de uma redundância semântica. Ainda assim, a relação entre o movimento da borboleta e o desejo de transformação é eficaz.

A secção — “Desejei poder também rodopiar ao vento, / e perder a cabeça...” — introduz uma tensão entre o impulso de liberdade e a perda de controlo. A expressão “perder a cabeça” é coloquial, funcionando como contraponto à delicadeza da imagem anterior. A quebra rítmica com reticências reforça o tom introspectivo. A frase “A sua simplicidade diante da minha complexidade envergonhou-me.” apresenta uma oposição clara, embora a construção permaneça num plano abstrato; “simplicidade” e “complexidade” são conceitos amplos que poderiam ser concretizados para maior densidade poética.

A secção seguinte — “Quis desprender-me deste meu ser, / esquecer quem sou, / esquecer o mundo / e simplesmente rodopiar ao vento” — retoma a ideia de libertação, agora com maior intensidade. A repetição de “esquecer” cria uma cadência eficaz, embora previsível. A construção “deste meu ser” é correta, mas vaga; o poema não especifica que elementos desse “ser” são opressivos, o que reduz a força expressiva. A repetição de “rodopiar ao vento” reforça o motivo central, mas aproxima o texto de uma circularidade temática.

O fecho — “como aquela borboleta que gira e rodopia / até desaparecer ao fundo do jardim!” — encerra o poema com uma imagem visual clara. A metáfora da borboleta como ideal de liberdade é eficaz, embora não totalmente original. A expressão “ao fundo do jardim” cria uma espacialidade concreta que funciona bem como conclusão, mas permanece num plano descritivo que não amplia o campo simbólico. A utilização de exclamação final introduz uma intensidade que contrasta com o tom suave do restante poema, criando uma ligeira dissonância.

Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica e sintática, sem deslizes relevantes. O ritmo é marcado por versos curtos, reticências e repetições que reforçam a leveza temática. O campo semântico é coerente, centrado na oposição entre simplicidade e complexidade, liberdade e peso interior, embora algumas imagens permaneçam demasiado abstratas. A construção metafórica é simples, com a borboleta como símbolo central, mas não evolui para uma complexidade simbólica maior.

O estilo literário enquadra-se na lírica contemplativa contemporânea, com traços de simbolismo leve, marcada pela observação da natureza como espelho da interioridade e pela busca de libertação através de imagens de movimento e leveza.

Criado em: Hoje 8:08:49

Links patrocinados