326. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - SophiaRodrigues. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de SophiaRodrigues.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Eu queria ser uma flor ! ... De todas elas ... " Tulipa " Flor linda que tanto Amo ... Se não pudesse ser a " Tulipa " Quem sabe, ser uma " Rosa " Ou talvez uma " Orquidea " ... Seria igualmente Formosa ... Eu queria ser uma Flor! ... Ser igual a todas elas ... Ter de todas o perfume Despertar imenso Amor ... Ser " Tulipa " , " Rosa " ou " Orquidea " ... Ser mesmo das três , uma Flor Rodeada por todas as outras Por onde passasse, criasse Paixões, Amizades, Amor ... Eu queria ser uma Flor! ... Para espalhar meu perfume Penetrar nos Corações! ... Queria ser a " Tulipa " A " Rosa " A " Orquidea " Todas as " Outras Flores " ! ... Mas não sou ! ... O conjunto de todas elas, Sou apenas a " Tua Flor " Dei-me a Ti eternamente ... Entreguei-te meu coração ... Sou a " Rosa " ... Teus Espinhos ... Sou a " Orquidea " ... Tua Dôr ... Sou em todas as " Outras " ... Tua Amiga ... Sou a " Tulipa " ... Teu Amor ... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13480 © Luso-Poemas O poema organiza-se em movimentos sucessivos que alternam entre desejo de idealização, projeção afetiva e conclusão possessiva. A abertura — “Eu queria ser uma flor! … / De todas elas … / ‘Tulipa’ / Flor linda que tanto Amo …” — estabelece de imediato um tom declarativo, com forte carga sentimental. A repetição de reticências e a capitalização de palavras como “Amo” criam uma cadência marcada pela ênfase emocional, embora por vezes excessiva. A escolha de nomear flores específicas introduz um campo imagético claro, mas a estrutura permanece num plano literal, sem desenvolvimento simbólico mais profundo. A sequência “Se não pudesse ser a ‘Tulipa’ / Quem sabe, ser uma ‘Rosa’ / Ou talvez uma ‘Orquidea’ … / Seria igualmente Formosa …” reforça a enumeração, mas aproxima o poema de uma listagem afetiva que não evolui para metáfora complexa. A grafia “Orquidea” carece de acento (“Orquídea”), e a capitalização de “Formosa” não tem função sintática. A estrofe seguinte — “Eu queria ser uma Flor! … / Ser igual a todas elas … / Ter de todas o perfume / Despertar imenso Amor …” — mantém o tom idealizado, agora com o perfume como símbolo de atração. A construção é clara, mas recorre a imagens convencionais da lírica romântica. A repetição de “Flor” com maiúscula reforça a intenção simbólica, embora não seja necessária. A estrofe seguinte — “Ser ‘Tulipa’, ‘Rosa’ ou ‘Orquidea’ … / Ser mesmo das três, uma Flor / Rodeada por todas as outras / Por onde passasse, criasse / Paixões, Amizades, Amor …” — introduz uma tentativa de síntese, mas permanece num plano enumerativo. A sequência “Paixões, Amizades, Amor” cria uma gradação afetiva, embora previsível. A construção “Por onde passasse, criasse” é correta, mas o verso carece de maior concretização imagética. A secção — “Eu queria ser uma Flor! … / Para espalhar meu perfume / Penetrar nos Corações! …” — intensifica o tom, mas a expressão “Penetrar nos Corações” aproxima-se de uma formulação sentimental demasiado direta. A repetição de nomes de flores em versos isolados — “A ‘Tulipa’ / A ‘Rosa’ / A ‘Orquidea’ / Todas as ‘Outras Flores’ ! …” — cria uma cadência quase litânica, embora sem aprofundamento simbólico. O uso de aspas em todas as designações florais é constante, mas não acrescenta função literária. A viragem ocorre com “Mas não sou! … / O conjunto de todas elas, / Sou apenas a ‘Tua Flor’ / Dei-me a Ti eternamente … / Entreguei-te meu coração …” Aqui, o poema abandona a idealização universal e entra numa afirmação de pertença. A expressão “Tua Flor” introduz uma possessividade que contrasta com o desejo inicial de ser “todas as flores”. A construção é clara, mas permanece num plano literal. A estrofe final — “Sou a ‘Rosa’ … Teus Espinhos … / Sou a ‘Orquidea’ … Tua Dôr … / Sou em todas as ‘Outras’ … Tua Amiga … / Sou a ‘Tulipa’ … Teu Amor …” — tenta atribuir a cada flor uma função simbólica, mas a associação é demasiado direta: “espinhos”, “dor”, “amiga”, “amor”. A grafia “Dôr” é arcaica; a forma atual é “dor”. A estrutura com reticências e pausas constantes cria um ritmo fragmentado que reforça o tom emocional, embora por vezes comprometa a fluidez. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica geral, com exceções como “Orquidea” (Orquídea) e “Dôr” (dor). A pontuação é marcada por reticências e maiúsculas internas que criam um efeito de dramatização, mas reduzem a sobriedade literária. O campo semântico é coerente, centrado na idealização floral e na projeção afetiva, embora recorra a imagens convencionais e a enumerações repetitivas. A construção metafórica é simples, com pouca exploração simbólica além da associação direta entre flores e sentimentos. O estilo literário enquadra-se na lírica romântica sentimental, com traços de idealização simbólica elementar, marcada pela repetição de imagens florais, pela projeção afetiva e pela utilização de estruturas enumerativas que privilegiam a emoção sobre a complexidade metafórica.
Criado em: Ontem 15:44:29
|
|
|
|
||