332. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Beatriz Torres.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Beatriz Torres.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

O Natal está a chegar e o Pai Natal está doente.
Ele disse a um duende que me chamasse.
O duende chegou a minha casa e disse:
- Precisamos da tua ajuda. O Pai Natal está doente e não pode dar as prendas.
- Está bem eu vou tratar disso!
O duende levou-me ao Pai Natal e então eu disse:
- Já sei. Eu vou descer à terra, ver os presentes dos meninos e vou a Belém pedir um bocado de ouro aos Reis Magos.
Cheguei à terra e vi os meninos muito curiosos para ver o Pai Natal. Senti um aperto no peito porque tive medo que descobrissem que o Pai Natal estava doente.
Depois fui para Belém e encontrei o castelo dos três Reis Magos.
Entrei no castelo, cheguei-me à beira dos Reis Magos e disse:
- Como estais?
- Nós estamos muito bem.
Eu perguntei:
- Conheceis o Pai Natal?
- Claro que sim. Na verdade ele é o nosso melhor amigo.
- Podeis dar-me um pouco de ouro para o Pai Natal?
- Claro que podemos. Vamos lá buscá-lo agora mesmo.
- Obrigada e Adeus!
Voltei para o castelo do Pai Natal e a Mãe Natal disse-me:
- O Pai Natal está muito pior.
Eu tive outra ideia. Era um truque de magia.
Peguei no trenó do Pai Natal, prendi-lhe as renas e passei no céu e enquanto passava deitava o ouro e dizia:
- É prenda do Pai Natal!
De seguida atirei todas as cartas dos meninos e voltei a dizer:
- É prenda do Pai Natal!
Acabei de dizer estas palavras e todos os pedidos dos meninos saltaram do trenó transformados em prendas.
Voltei para o castelo do Pai Natal, vesti-me de Pai Natal e percorri todo o País a ver se todos os meninos estavam felizes com as prendas.
Nenhum deles descobriu que eu estava a substituir o Pai Natal e adoraram os seus presentes.
Eu também adorei ser Pai Natal por um dia.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13800 © Luso-Poemas

O texto apresenta-se como uma narrativa infantil estruturada de forma linear, com progressão clara e encadeamento simples de ações. A abertura — “O Natal está a chegar e o Pai Natal está doente.” — estabelece de imediato o conflito central, recorrendo a uma construção sintática correta e direta. A frase seguinte — “Ele disse a um duende que me chamasse.” — mantém a clareza, embora a ausência de contextualização sobre a relação entre narrador e Pai Natal seja típica da literatura infantil, onde a lógica interna do imaginário prevalece sobre a verosimilhança. O diálogo que se segue é simples e funcional, com uso adequado de travessões, ainda que sem marcação de discurso indireto ou contextualização emocional.

A narrativa prossegue com a deslocação do narrador ao encontro do Pai Natal. A frase — “Já sei. Eu vou descer à terra, ver os presentes dos meninos e vou a Belém pedir um bocado de ouro aos Reis Magos.” — apresenta uma enumeração clara, embora a expressão “descer à terra” seja ambígua, podendo sugerir uma separação entre mundos que não é explorada. A referência a Belém e aos Reis Magos introduz um cruzamento entre tradições natalícias distintas, que funciona dentro do imaginário infantil, mas carece de coerência simbólica mais profunda. A construção dos diálogos com os Reis Magos é correta, embora marcada por um registo arcaizante (“Como estais?”, “Conheceis”), que contrasta com o tom geral do texto; ainda assim, mantém consistência interna.

A secção seguinte — “Senti um aperto no peito porque tive medo que descobrissem que o Pai Natal estava doente.” — introduz uma dimensão emocional que poderia ser mais desenvolvida. A frase é clara, mas permanece num plano declarativo, sem exploração sensorial ou introspectiva. A narrativa avança rapidamente para a resolução mágica: “Era um truque de magia.” A solução — espalhar ouro pelo céu e transformar cartas em prendas — é coerente com o imaginário infantil, embora apresente uma lógica interna pouco trabalhada. A construção “Acabei de dizer estas palavras e todos os pedidos dos meninos saltaram do trenó transformados em prendas.” é funcional, mas poderia beneficiar de maior elaboração imagética.

A secção final — “Voltei para o castelo do Pai Natal, vesti-me de Pai Natal e percorri todo o País a ver se todos os meninos estavam felizes com as prendas.” — encerra a narrativa com uma resolução positiva. A frase é sintaticamente correta, embora longa, e mantém a clareza. A conclusão — “Eu também adorei ser Pai Natal por um dia.” — reforça o tom infantil, com simplicidade emocional e ausência de reflexão mais profunda.

Do ponto de vista formal, o texto apresenta correção ortográfica geral, sem deslizes relevantes. A pontuação é simples e funcional, embora o uso de reticências seja inexistente, o que contribui para a linearidade narrativa. O ritmo é constante, marcado por frases curtas e diálogos diretos. O campo semântico é coerente com o universo infantil: magia, Natal, duendes, Reis Magos. A construção narrativa é simples, sem complexidade simbólica ou estilística, mas adequada ao género.

O estilo literário enquadra-se na narrativa infantil tradicional, com traços de fantasia natalícia, marcada pela linearidade, pela simplicidade sintática, pela resolução mágica e pela ausência de conflito psicológico elaborado.

Criado em: Hoje 19:54:56

Links patrocinados