344. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - teresa. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de teresa.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Hoje é dia feriado Olho no espelho Tenho ar cansado Apetecia-me vestir roupa nova Mudar o penteado Usar tudo novo Deitar fora o usado. Hoje apetecia-me ir, rir Pisar no molhado Sentir a chuva Um mundo encantado. Hoje apetecia-me voar Entre o silencio parado Um rosto afagado Um beijo roubado. Hoje apetecia-me tudo de novo Um corpo mudado Um sentir ajustado. Hoje, em dia feriado Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=15083 © Luso-Poemas O poema é uma enumeração de desejos que se repetem ao longo do dia feriado, articulando uma tensão entre cansaço, vontade de renovação e busca de transformação emocional. A abertura — “Hoje é dia feriado / Olho no espelho / Tenho ar cansado” — estabelece de imediato o contraste entre a promessa de pausa e a percepção de desgaste físico . A construção é sintaticamente simples, com versos curtos que reforçam a oralidade. A expressão “ar cansado” é clara, embora convencional, e prepara o terreno para a sequência de desejos que se seguem. A estrofe — “Apetecia-me vestir roupa nova / Mudar o penteado / Usar tudo novo / Deitar fora o usado.” — apresenta uma enumeração que traduz a vontade de renovação exterior como metáfora de transformação interior . A repetição de “novo” e “usado” cria uma oposição eficaz, embora previsível. A construção é fluida, mas a ausência de qualquer imagem mais elaborada aproxima o poema de uma lista de intenções. A secção seguinte — “Hoje apetecia-me ir, rir / Pisar no molhado / Sentir a chuva / Um mundo encantado.” — desloca o poema para um campo sensorial mais concreto . A imagem de “pisar no molhado” é simples, mas eficaz; sugere contacto direto com a natureza e libertação. “Um mundo encantado” é expressão vaga, que funciona como síntese emocional, embora sem grande densidade simbólica. A estrofe — “Hoje apetecia-me voar / Entre o silêncio parado / Um rosto afagado / Um beijo roubado.” — introduz uma dimensão mais íntima e emocional . A expressão “silêncio parado” é interessante, embora abstrata; cria uma suspensão temporal que reforça o desejo de evasão. “Um rosto afagado” e “um beijo roubado” aproximam o poema de uma imagética afetiva, mas permanecem dentro de fórmulas sentimentais já muito utilizadas. A secção — “Hoje apetecia-me tudo de novo / Um corpo mudado / Um sentir ajustado.” — retoma a ideia de transformação, agora com maior intensidade . A expressão “um corpo mudado” é forte, mas vaga; sugere desejo de metamorfose física ou emocional. “Um sentir ajustado” apresenta boa musicalidade, embora permaneça num plano abstrato. O fecho — “Hoje, em dia feriado” — encerra o poema com retorno ao verso inicial, criando circularidade . A ausência de conclusão explícita reforça a ideia de que o desejo de mudança permanece suspenso, não concretizado. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica geral, sem deslizes relevantes. A pontuação é mínima, com ausência de vírgulas que reforça a cadência oral. O ritmo é marcado por repetições (“Hoje apetecia-me”), criando uma estrutura anafórica que sustenta o texto, embora por vezes se aproxime da monotonia. O campo semântico é centrado na renovação, no desejo de mudança e na busca de leveza, recorrendo a imagens simples e acessíveis. A construção metafórica é discreta, com predominância de enumerações e desejos declarados, mais do que imagens elaboradas. O estilo literário enquadra-se na lírica quotidiana contemporânea, com traços de poesia de desejo introspectivo, marcada pela repetição anafórica, pela simplicidade imagética e pela expressão direta de vontades emocionais.
Criado em: Hoje 19:55:06
|
|
|
|
||