350. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - deolinda.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de deolinda.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Perguntas por mim, no escuro.
Onde estou?
Entre lágrimas de dor tento fugir.
Vou ver o mar, O por de Sol; Não sei!
Quando me encontrares não serei eu.
Mas sim alguém que passou por cá
mas...
Fui ver o mar....

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=15407 © Luso-Poemas

O poema apresenta uma construção breve, marcada pela fragmentação e pela oscilação entre fuga, perda de identidade e procura de um espaço simbólico de refúgio. A abertura — “Perguntas por mim, no escuro. / Onde estou?” — estabelece de imediato um diálogo truncado, onde a voz poética responde a uma interpelação exterior sem conseguir oferecer localização ou definição de si própria. A pergunta direta, seguida de uma afirmação de desorientação, cria um efeito de suspensão que se mantém ao longo do texto. A sintaxe é simples e correta, embora marcada por pausas abruptas que reforçam a sensação de ruptura emocional.

A imagem das “lágrimas de dor” funciona como elemento de transição entre o interior e o exterior, sugerindo que a fuga não é apenas física, mas também psicológica. A referência ao mar e ao pôr do sol introduz um contraste entre sofrimento e possibilidade de contemplação, mas esse contraste é imediatamente negado pela incerteza — “Não sei!” — que interrompe qualquer tentativa de estabilização. A pontuação irregular, com uso de ponto e vírgula após “O por de Sol”, cria um ritmo quebrado que acompanha a hesitação do sujeito. A ortografia apresenta um pequeno deslize (“por de Sol” deveria ser “pôr-do-sol”), mas não compromete a leitura global.

A afirmação “Quando me encontrares não serei eu” é central para o poema, pois desloca o foco da fuga para a transformação identitária. A ideia de que o sujeito será “alguém que passou por cá” sugere uma dissolução da identidade, como se a experiência de dor e evasão tivesse apagado traços essenciais. A construção é eficaz porque não explica a mudança; apenas a enuncia, deixando ao leitor a tarefa de interpretar o que se perdeu ou se alterou. A interrupção com “mas...” cria uma quebra deliberada, que reforça a incompletude do pensamento e prepara o fecho.

O verso final — “Fui ver o mar....” — retoma a imagem anteriormente introduzida, mas agora como ação concluída, não como hipótese. O mar surge como espaço simbólico de evasão, talvez de purificação, talvez de dissolução. A repetição de pontos de suspensão prolonga a sensação de inacabamento, sugerindo que a fuga não resolve a crise identitária, apenas a desloca. A estrutura curta do poema, com versos que funcionam quase como fragmentos de diário emocional, reforça a ideia de que o sujeito se encontra num estado de transição, sem narrativa linear.

O texto inscreve-se num estilo lírico contemporâneo de caráter confessional, marcado pela fragmentação discursiva, pela oscilação entre interioridade e paisagem simbólica, e pela utilização de imagens simples que sustentam uma experiência emocional complexa. A linguagem é direta, sem ornamentação excessiva, e o ritmo irregular contribui para a construção de uma voz poética que se encontra em fuga, não apenas do espaço físico, mas de si própria. A brevidade do poema não diminui a sua densidade temática; pelo contrário, a economia verbal acentua a sensação de desorientação e de procura de um lugar onde a identidade possa ser reconstruída ou abandonada.

Criado em: Hoje 9:18:38

Links patrocinados