355. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - joserios. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de joserios.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Se o teu sorriso fala-se para mim Talvez me dissesse mais sobre ti Que sentiste quando sorriste assim? Talvez… fosse igual ao que senti. Se os teus olhos me dissessem O que sonhas, o que pensas… Não vivia na penumbra do mistério Almejando o farol no meio de ondas imensas. Se os teus lábios soubessem O quanto os desejo e anseio Talvez também eles quisessem Meus lábios beijar sem receio. Luz incandescente do meu dia Quente luar da noite fria Minha presença, minha companhia Bailando comigo numa sinfonia. Já não sei o que é certo ou errado Perdi o norte, o sul… os meus sentidos Como a navegar no tempo parado Encontra-me para ficarmos juntos… perdidos. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=15962 © Luso-Poemas O poema organiza-se em torno de uma relação amorosa marcada pela idealização e pela distância, construindo-se através de uma sequência de imagens sensoriais que procuram traduzir o desejo e a incerteza. A abertura — “Se o teu sorriso fala-se para mim / Talvez me dissesse mais sobre ti” — estabelece de imediato uma tensão entre expressão e silêncio. O uso de “fala-se” apresenta um deslize ortográfico (“falasse” seria a forma correta), mas o sentido permanece claro: o sorriso é tratado como linguagem potencial, ainda que inacessível. A estrutura interrogativa do terceiro verso reforça a hesitação do sujeito, que tenta decifrar o outro através de sinais incompletos. A cadência é suave, sustentada por versos curtos que privilegiam a musicalidade. A segunda estrofe aprofunda a ideia de mistério, deslocando o foco para os olhos como espaço de revelação possível. A frase “Não vivia na penumbra do mistério / Almejando o farol no meio de ondas imensas” introduz uma metáfora marítima que funciona como contraponto à introspeção inicial. O farol, símbolo de orientação, surge como desejo de clareza num cenário de instabilidade. A construção é correta, e a imagem das “ondas imensas” reforça a sensação de desorientação emocional. A estrofe mantém coerência interna e contribui para a progressão temática. A terceira estrofe retoma o corpo como espaço de desejo, agora através dos lábios. A repetição de estruturas condicionais (“Se os teus lábios soubessem… Talvez também eles quisessem…”) cria um paralelismo que reforça a reciprocidade imaginada, mas não concretizada. A sintaxe é clara, sem erros além da ausência de acento em “quisessem”, e o ritmo mantém a cadência suave que caracteriza o poema. A estrofe articula desejo e receio, estabelecendo uma tensão que se prolonga até ao final. A quarta estrofe introduz uma mudança tonal, com imagens luminosas que contrastam com a penumbra anterior: “Luz incandescente do meu dia / Quente luar da noite fria”. A duplicação de luz e calor cria um efeito de complementaridade, sugerindo que o outro preenche tanto o dia quanto a noite. A enumeração “Minha presença, minha companhia / Bailando comigo numa sinfonia” reforça a idealização, mas mantém-se dentro de um registo lírico convencional. A construção é correta, e a musicalidade é evidente, embora a metáfora da sinfonia seja previsível. A estrofe final retoma a incerteza, agora associada à perda de orientação: “Já não sei o que é certo ou errado / Perdi o norte, o sul… os meus sentidos”. A metáfora da navegação é retomada, criando unidade temática com a estrofe anterior. A frase “Como a navegar no tempo parado” é eficaz, pois articula movimento e imobilidade de forma paradoxal, reforçando a sensação de suspensão emocional. O fecho — “Encontra-me para ficarmos juntos… perdidos.” — sintetiza o paradoxo central do poema: a união desejada não elimina a perda de rumo, apenas a partilha. A construção é correta, e o uso de reticências reforça a ideia de incompletude. O poema inscreve-se num estilo lírico romântico contemporâneo, marcado pela idealização do outro, pela exploração de imagens sensoriais e pela oscilação entre desejo e incerteza. A linguagem é acessível, com alguns deslizes ortográficos, mas a estrutura mantém coerência interna. A repetição de motivos — sorriso, olhos, lábios, luz, navegação — cria uma unidade temática que sustenta o texto, ainda que algumas imagens se aproximem de fórmulas convencionais. A força do poema reside na cadência suave e na construção de um eu poético que se move entre revelação e mistério, sem alcançar resolução.
Criado em: Hoje 7:21:26
|
|
|
|
||