363. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - mprado. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de mprado.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. A certeza da incerteza é você… Certo que a cada dia eu vejo o quanto é lindo sentir um desejo por ti, desfrutando dessa fascinação que penetra fundo, ultrapassando alma e coração. Certo de que curtir você é algo especial, que vai além do racional, pois o que se entende nem sempre é real, mas o irreal quase sempre é genial. Certo de que não sei se viveria sem essa emoção, que deixa de ser emoção para ser a razão do viver pelo coração. Entre o certo pelo incerto, vou seguindo a voz do coração, que fala forte, de forma a crer de que vale a pena te conhecer e desejar te ter. Ainda que o ter seja incerto, a certeza é de que amo, e estou o certo de que o que sinto é o desejo de ter você. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16222 © Luso-Poemas O poema constrói-se sobre a tensão entre certeza e incerteza, explorando a ambiguidade emocional através de repetições que reforçam a oscilação entre desejo, fascinação e dúvida. A abertura — “A certeza da incerteza é você…” — estabelece de imediato um paradoxo que serve de eixo para todo o texto. A formulação é simples, mas eficaz, porque condensa a ideia de que o sujeito amado é simultaneamente fonte de estabilidade e de desorientação. A ortografia é correta, e o uso de reticências cria uma suspensão que prepara o tom introspectivo das estrofes seguintes. A primeira secção desenvolve a fascinação: “Certo que a cada dia eu vejo o quanto é lindo sentir um desejo por ti, desfrutando dessa fascinação que penetra fundo, ultrapassando alma e coração.” A construção é longa, com encadeamento de ideias que reforça a intensidade emocional. A expressão “ultrapassando alma e coração” aproxima-se de uma formulação convencional, mas mantém coerência com o tom lírico. A sintaxe é fluida, embora marcada por uma tendência para frases extensas que poderiam beneficiar de maior segmentação. A estrofe seguinte — “Certo de que curtir você é algo especial, que vai além do racional, pois o que se entende nem sempre é real, mas o irreal quase sempre é genial.” — introduz uma reflexão sobre a oposição entre racional e irreal. A rima interna entre “real” e “genial” cria um efeito sonoro que, embora simples, contribui para a musicalidade do texto. A ideia de que o irreal é “genial” reforça a valorização da fantasia como espaço de verdade emocional, ainda que a formulação se aproxime de um tom aforístico. A terceira secção — “Certo de que não sei se viveria sem essa emoção, que deixa de ser emoção para ser a razão do viver pelo coração.” — articula a transformação da emoção em razão, invertendo a lógica habitual. A frase é coerente, mas a repetição de “emoção” e “coração” evidencia uma dependência de termos afetivos que, embora adequados ao tema, reduzem a variedade lexical. Ainda assim, a construção mantém correção gramatical e reforça a centralidade do sentimento como motor da existência. A estrofe seguinte introduz a escolha entre certo e incerto: “Entre o certo pelo incerto, vou seguindo a voz do coração, que fala forte, de forma a crer de que vale a pena te conhecer e desejar te ter.” A expressão “de forma a crer de que” apresenta uma leve redundância sintática, mas não compromete a clareza. A ideia de seguir a voz do coração é convencional, mas coerente com o tom romântico do poema. A estrutura mantém fluidez, e o ritmo é sustentado pela repetição de “certo” e “incerto”. O fecho — “Ainda que o ter seja incerto, a certeza é de que amo, e estou o certo de que o que sinto é o desejo de ter você.” — sintetiza o paradoxo inicial: o amor é certo, mesmo quando a posse é incerta. A repetição de “certo” reforça a circularidade temática, embora a construção “estou o certo” seja gramaticalmente incorreta; a forma correta seria “estou certo”. Este deslize não impede a compreensão, mas evidencia falta de revisão formal. A conclusão mantém coerência com o percurso emocional do poema, encerrando-o com afirmação e desejo. O texto inscreve-se num estilo lírico romântico contemporâneo, marcado pela repetição de estruturas, pela exploração de paradoxos afetivos e pela valorização da emoção sobre a racionalidade. A linguagem é acessível, com tendência para frases longas e cadência suave, e a estrutura reforça a oscilação entre certeza e dúvida que define o tema central. A força do poema reside na insistência do sujeito em afirmar o sentimento apesar da incerteza, construindo uma narrativa emocional que se sustenta na repetição e na intensidade.
Criado em: Hoje 20:34:53
|
|
|
|
||